NOTÍCIAS

Governador inaugura obras que aumentam o tratamento de esgoto na Baixada Santista/SP

O governador Márcio França inaugurou nesta sexta-feira obras que ampliam a coleta e o tratamento de esgoto em Bertioga e Guarujá.

obras-esgoto-litoral

Com investimento superior a R$ 88 milhões. A expansão do sistema permite que 8.939 imóveis possam enviar seu esgoto para tratamento. Trazendo mais saúde e qualidade de vida para a população. Dos dois municípios e para os turistas que frequentam suas praias.

No distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Foram construídos 34 km de rede coletora e 4 estações elevatórias que vão bombear esgotos através de mais 300 metros de tubulações chamadas de linhas de recalque. A ampliação do sistema permite que o esgoto de 5.600 imóveis passe a ser encaminhado para tratamento. Beneficiando diretamente cerca de 18.400 moradores. Essa obra conclui a instalação da rede de esgoto em todo o distrito de Vicente de Carvalho. Dessa forma. Cerca de 50.000 moradores tem seu esgoto coletado e tratado. Essa medida melhora a qualidade da água no estuário e nas águas ao redor tendo impacto positivo no litoral de Santos e Guarujá.

Os bairros Morrinhos III e IV, na mesma cidade, também tiveram sua estrutura de esgotamento ampliada. Foram implantados 12,1 km de redes coletoras, uma estação elevatória e 1,5 km de tubulação de recalque. Essa infraestrutura possibilitou a conexão de mais 2.000 imóveis, o que fará com que o esgoto de cerca de 10.000 pessoas passe a ser tratado. Melhorando a qualidade na praia de Enseada.

Estações elevatórias de esgoto

Já no bairro Chácara Vista Linda. Em Bertioga, a expansão inclui 14,4 km de rede coletora, 3 estações elevatórias e 700 m de linhas de recalque, que viabilizaram a ligação de 1.339 imóveis ao sistema de coleta e tratamento sanitário da cidade. Beneficiando diretamente cerca de 4.200 moradores.

Ou seja, as obras entregues nesta sexta-feira melhoram diretamente a vida de quase 33 mil moradores de Bertioga e Guarujá. Mas também contribuem para que as cidades tenham rios e praias mais limpos. Incentivando ainda mais o turismo.

Uma nova obra vai se somar a esses investimentos em saneamento. Nesta sexta-feira, o governador também autorizou a ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto nos bairros Vila Zilda, Vila Edna, Vila Selma e Cidade de Deus, em Guarujá. Com isso, mais 2.000 imóveis terão o esgoto enviado para o processo de tratamento. Atendendo diretamente cerca de 7.000 pessoas.

Redes Coletoras

Para isso, serão construídos 660 metros de redes coletoras, 380 metros de coletor-tronco (tubulação de grande porte), 200 metros de linha de recalque e uma estação de bombeamento do esgoto. As obras devem começar ainda no primeiro semestre deste ano e se estendem por 18 meses. O investimento é de R$ 5,8 milhões.

Além de beneficiar a população, os investimentos da Sabesp na Baixada Santista têm melhorado a qualidade das praias. É que o mostra o Relatório de Qualidade das Praias Litorâneas do Estado de São Paulo, da Cetesb. Publicado neste mês. Segundo o documento, “os programas de investimento para a universalização dos serviços de saneamento no litoral têm contribuído para a melhora dos índices de balneabilidade”.

Em Bertioga, por exemplo, os nove pontos de medição apontavam praias regulares em 2008. Em 2017, foram constatadas oito praias boas e apenas uma regular. Já Guarujá voltou a ter praias em condições boas e ótimas, o que não acontecia dez anos atrás.

Fonte: Sabesp

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: