NOTÍCIAS

Obra de estação de água deve ser licitada após contaminação em MT

Previsão é que licitação da obra seja aberta em 60 dias pela Secid.
Município registrou contaminação na água com coliformes fecais.

licitacao-MT

Moradores sofreram com água contaminada em Barão de Melgaço (Foto: Reprodução/TVCA)

A obra de construção e readequação do sistema de abastecimento de água da cidade de Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, deve ter a licitação aberta em 60 dias pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid) de Mato Grosso. O município teve a situação de emergência decretada em 2016 após exames laboratoriais revelarem a contaminação da água distribuída com bactéria intestinal.

Naquela época, técnicos foram enviados ao local e os moradores receberam filtros de água. Os técnicos identificaram coliformes fecais na água. De acordo com a Secid, a instalação e a necessidade da reestruturação da rede de abastecimento de água foi discutida nesta terça-feira (24) entre a secretaria, professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e representantes do município.

A obra a ser licitada inclui a construção de uma nova Estação de Tratamento de água e a ampliação e adequação do atual sistema de distribuição. O orçamento previsto é de R$ 2,79 milhões. Todo o processo licitatório dura em média 90 dias.

A cidade de Barão de Melgaço é abastecida pelas águas do rio Cuiabá e mais oito poços, responsáveis pela complementação do serviço. De acordo com equipe da superintendência de saneamento da Secid, o manancial tem capacidade suficiente para abastecimento do município, porém, devido ao grande desnível geométrico entre alguns bairros e a ETA, é preciso o redimensionamento da rede.

Desde agosto do ano passado, quando foi apurada a falta de qualidade da água na localidade, o governo atua na cidade de forma emergencial para evitar a contaminação dos moradores, inclusive com a distribuição de filtros. Atualmente, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Barão possui 7,5 mil habitantes.

Fonte: Do G1 MT