NOTÍCIAS

Obra de estação de água deve ser licitada após contaminação em MT

Previsão é que licitação da obra seja aberta em 60 dias pela Secid.
Município registrou contaminação na água com coliformes fecais.

licitacao-MT

Moradores sofreram com água contaminada em Barão de Melgaço (Foto: Reprodução/TVCA)

A obra de construção e readequação do sistema de abastecimento de água da cidade de Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, deve ter a licitação aberta em 60 dias pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid) de Mato Grosso. O município teve a situação de emergência decretada em 2016 após exames laboratoriais revelarem a contaminação da água distribuída com bactéria intestinal.

Naquela época, técnicos foram enviados ao local e os moradores receberam filtros de água. Os técnicos identificaram coliformes fecais na água. De acordo com a Secid, a instalação e a necessidade da reestruturação da rede de abastecimento de água foi discutida nesta terça-feira (24) entre a secretaria, professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e representantes do município.

A obra a ser licitada inclui a construção de uma nova Estação de Tratamento de água e a ampliação e adequação do atual sistema de distribuição. O orçamento previsto é de R$ 2,79 milhões. Todo o processo licitatório dura em média 90 dias.

A cidade de Barão de Melgaço é abastecida pelas águas do rio Cuiabá e mais oito poços, responsáveis pela complementação do serviço. De acordo com equipe da superintendência de saneamento da Secid, o manancial tem capacidade suficiente para abastecimento do município, porém, devido ao grande desnível geométrico entre alguns bairros e a ETA, é preciso o redimensionamento da rede.

Desde agosto do ano passado, quando foi apurada a falta de qualidade da água na localidade, o governo atua na cidade de forma emergencial para evitar a contaminação dos moradores, inclusive com a distribuição de filtros. Atualmente, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Barão possui 7,5 mil habitantes.

Fonte: Do G1 MT

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS