NOTÍCIAS

O Crescimento dos Produtos Químicos para Tratamento de Água

O mercado de produtos químicos para tratamento de água deve manter um crescimento forte e constante nos próximos 5 anos, graças à crescente demanda dos usuários finais, com destaque para as áreas municipal ( água de consumo humano ), petróleo & gás, geração de energia, metais & mineração e processamentos químicos.

De acordo com um novo relatório do “Research and Markets” ( www.researchandmarkets.com ), o mercado global para produtos químicos de tratamento de água vai crescer a uma taxa anual de 4,5 % até 2020, atingindo um valor de US$ 24,9 bilhões até o final desse período.

Entre os diferentes tipos de produtos químicos para tratamento de água, o mercado de coagulantes e floculantes é o que apresenta maior potencial de crescimento nos próximos anos, devido principalmente a um aumento do tratamento de água municipal, decorrente do aumento da população e da urbanização nas economias emergentes.

A indústria de petróleo & gás também é um grande consumidor de produtos químicos coagulantes e floculantes, além de inibidores de corrosão, inibidores de incrustação, agentes quelantes e anti-espumantes.

O citado relatório prevê, no que diz respeito a região, um crescimento mais expressivo na Ásia-Pacífico, principalmente pelo crescimento da indústria automotiva, aumento da população e urbanização acelerada. Pode-se estimar, também, que a pior qualidade das águas brutas vai demandar produtos químicos cada vez mais sofisticados. Agentes oxidantes mais poderosos que o Cloro serão cada vez mais necessários para “quebrar” moléculas cada vez mais complexas e resistentes aos processos convencionais de tratamento.