NOTÍCIAS

Nova tecnologia para análise ON-LINE

Bürkert oferece respostas inspiradoras para questões de análise de água

Neste ano de 2016, a Bürkert irá apresentar na FENASAN – 27 a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (16 a 18 de Agosto – Pavilhão Vermelho Expo Center Norte), sua mais recente inovação para monitoramento de água potável, destacando mais uma vez a posição de liderança da empresa como fornecedora de sistemas fluídicos. Com seu novo sistema de análise ON-LINE tipo 8905, a Bürkert irá adicionar um completo, compacto e modular sistema de análise de água em sua gama de produtos.

O sistema de análise ON-LINE tipo 8905 Bürkert foi projetado para estações de tratamento e de distribuição de água, para monitoramento contínuo da água tratada e não tratada, armazenando os mais importantes parâmetros de medição antes que a água entre na rede de abastecimento. A tecnologia inovadora é voltada para empresas que projetam e operam plantas de tratamento de água potável. No caso de perturbações ou excessos, o sistema é capaz de responder com base na sua programação, como por exemplo, interferir no processo de tratamento ou enviando mensagens de aviso para as pessoas responsáveis. Com suas múltiplas capacidades, o sistema de análise ON-LINE é um grande apoio para qualquer operador de equipamentos de tratamento de água, otimizando configurações e controlando várias etapas no processo, contribuindo para uma eficiente e segura produção de água potável.

Pequeno – Compacto – Custo Eficiente
Miniaturização e modularização – duas palavras-chave durante este projeto. Tal compactação foi realizada graças à tecnologia MEMS (Micro-Electro-Mechanical System) ou Sistema Micro-Eletro- Mecânico. Estes são componentes miniaturizados que combinam elementos lógicos ou estruturas micromecânicas em um único microchip.

A miniaturização pode chegar até o nível nano. Sensores do tipo microchip são integrados nos chamados cubos de análise. A versão básica inclui cinco parâmetros de medição estabelecidos como cubos de análise separados: pH, potencial de redução (ORP), condutividade, cloro livre e turbidez. Cada cubo se encaixa em uma caixa que mede 7 x 7 x 4 cm e os módulos podem ser substituídos com o sistema em operação, tecnologia conhecida como ‘’hot-swap‘’ troca a quente. Assim que um novo sensor é conectado em um slot livre do sistema fluídico, ele se conecta ao sistema e torna suas características disponíveis para todos os outros módulos presentes no sistema. O sensor conhece/reconhece seus próprios dados de configuração que serão necessários para menus operacionais, configurações e funcionalidades específicas. Usuários no campo podem operar o sistema e/ou módulos individuais usando o display touch-screen de 7’’ disponível. Ele também contem todos os módulos eletrônicos necessários para controle e para ligação em vários processos técnicos. Além disso, é possível conectar um PC ao sistema através de um cabo USB, que oferece mais funcionalidades para programação e configuração.

burkert-noticia-nova-tecnologia-analise-on-line-2

Plataforma integrada para monitorar todos os processos
Bürkert continuará a desenvolver mais cubos de análise para o sistema de análise ON-LINE Tipo 8905, cobrindo mais parâmetros de medição. Graças ao seu design modular, a capacidade de controle eletrônico do sistema pode ser estendida conforme necessidade, adicionando mais funcionalidades ou capacidades de comunicação. A placa base de circuito fluídico é a interface onde todos os cubos de análise são conectados em paralelo ao fluxo de água. Isto significa que todos os elementos fluídicos continuam operando sem interrupção, mesmo quando cubos de análise individual são substituídos. Em caso de múltiplos fluxos de água ser analisados, ou sensores de medição adicionais integrados, é possível ligar vários módulos fluídicos em cascata e operá-los através de um único display.

A equipe de engenharia da Bürkert partilha a visão de ter um olhar diferenciado para as coisas sob surpreendentes novos ângulos, sempre com o intuito de chegar a novas respostas inspiradoras. Mais uma vez, esta abordagem levou a uma tecnologia completamente nova: Tipo 8905 agora integra cinco sistemas analíticos que são geralmente cinco dispositivos diferentes, muitas vezes, de diferentes fabricantes, em uma plataforma compacta, extensível e que é menor que uma caixa de bebidas.

Bürkert na FENASAN: Pavilhão Vermelho Expo Center Norte – Estande H13

Sobre BÜRKERT
Bürkert Fluid Control Systems é um dos principais fabricantes mundiais de medição, controle e sistemas de controle para líquidos e gases. Os produtos Bürkert são usados em uma ampla gama de indústria e aplicações – desde cervejarias e laboratórios médicos, bioengenharia e tecnologia
aeroespacial. Com um portfólio de mais de 30.000 produtos, Bürkert é o único fornecedor que oferece todos os componentes para sistemas de controle de fluidos: válvulas solenoides para processo e analítica, válvulas de processo, sensores, atuadores pneumáticos e elétricos, sensores analíticos e soluções customizadas.

A empresa, com sede em Ingelfilgen no sul da Alemanha, tem uma larga estrutura de vendas em 36 países com mais de 2.600 funcionários no mundo todo. Em cinco ‘’Systemhaus’’ na Alemanha, uma na China e uma nos EUA, bem como quatro centros de pesquisas, a Bürkert desenvolve continuamente soluções customizadas e produtos inovadores.

Para maiores informações:
Eng°. Denis de Moraes
Field Segment Manager | Water
e-mail: denis.moraes@burkert.com
www.burkert.com.br