NOTÍCIAS

A importância de um laboratório acreditado para análise de efluentes

A garantia de resultados certeiros e com qualidade é de suma importância quando falamos em análises laboratoriais. Para a comprovação que um laboratório executa suas atividades com precisão, garantindo assim o resultado final de suas análises, contamos com a Norma ABNT NBR ISO IEC 17025.

Para receber a acreditação do INMETRO segundo a norma, o laboratório passa por uma série de auditorias, onde técnicos realizam visitas a fim de realizar testes e verificar a documentação necessária para atestar que o laboratório está apto a realizar suas atividades com exatidão. A vistoria também busca verificar se todos os equipamentos estão devidamente calibrados.

Sendo assim, quando um laboratório não é acreditado as possibilidades de resultados de análises erradas são altíssimas, já que não existe como comprovar a calibração dos equipamentos e o padrão de qualidade seguido. A norma também atende os parâmetros da ISO 9001.

A Análise Laboratorial de Efluentes

A acreditação de um laboratório tem o fator da veracidade, ou seja, tem a função de dar crédito ao resultado. Quando falamos em análise de efluentes, para destinação final de acordo com a legislação ambiental, uma análise certeira é fator primordial, já que um erro pode acarretar em penas judiciais.

O CONAMA- Conselho Nacional do Meio Ambiente, determina pela resolução nº  430/11, que os efluentes provenientes de qualquer fonte poluidora só poderão ser lançados em corpos receptores se estiverem seguindo os padrões/condições definidos na mesma.

Se esses efluentes forem despejados de forma inadequada no ambiente, essa atitude pode acarretar em consequências graves para o meio ambiente, como a contaminação de corpos aquáticos e do solo, além de medidas judicial ao gerador do efluente, que se torna corresponsável.

A CETESB – Companhia Ambiental Do Estado De São Paulo, também não aceita laudos que venham de laboratórios que não sejam acreditados.

Laboratório Acreditado Nova Opersan

A Nova Opersan possui um laboratório de padrão internacional, utilizado internamente para determinar o processo ideal de tratamento para cada efluente e também para garantir a qualidade dos resultados após o tratamento.

Contamos com técnicos altamente qualificados e experientes garantem a precisão das análises e com sistema da qualidade analítica implantado, acreditado pelo INMETRO, conforme requisitos da NBR ISO/IEC 17025 sob o número CRL 0334, atendendo às exigências da Resolução SMA-37.

Fonte: Nova Opersan