NOTÍCIAS

Nova Opersan e grupo Tangará formam joint venture e operam ALL Efluentes Soluções Ambientais, em Camaçari

nova-opersan-logo-destaque-noticias

Com capacidade para tratar 3.000 m³, unidade une as melhores práticas para tratamento de efluentes industriais em processos físico-químico e termo compressão à vácuo.

A Nova Opersan, especializada em soluções ambientais para águas e efluentes, amplia a sua presença nacional com novo centro de tratamento de efluentes industriais offsite. Em joint venture com a empresa Tangará, criaram a empresa ALL Efluentes Soluções Ambientais, localizada em Camaçari, na Bahia. Em funcionamento em escala industrial desde o início de 2016, a unidade reúne as melhores práticas em tratamento de efluentes offsite, incluindo os processos físico-químico e termocompressão à vácuo, até então não disponível na região.

A Central de Tratamento ALL Efluentes (CTA) está localizada no Pólo Industrial de Camaçari e possui uma área superior a 17.000m2. A capacidade mensal de tratamento é de 3.000 m3 de uma ampla variedade de efluentes líquidos, incluindo resíduos perigosos e contendo cianeto, um efluente com características muito particulares. A unidade foi desenvolvida para atender todas as necessidades dos clientes da região, com uma grande flexibilidade no armazenamento.

“A Nova Opersan reúne uma expertise única, de mais de 15 anos, em soluções de água e tratamento de efluentes e resíduos perigosos. Com os investimentos realizados na planta após a joint venture, a ALL Efluentes reúne as boas práticas do setor, sendo uma referência em tratamento de efluentes offsite. Com a chegada à Camaçari, queremos oferecer às industrias da região mais uma opção, com a qualidade e segurança Nova Opersan”, afirma José Fernando Rodrigues, CEO da empresa.

Com mais de 700 clientes de diferentes portes e segmentos, a fábrica de Camaçari será a sexta unidade da Nova Opersan no Brasil, que se soma aos outros cinco Centros de Tratamento Offsite, sendo três no estado de São Paulo, um em Santa Catarina e outro no Rio de Janeiro.

Nas soluções de tratamento Offsite, os resíduos são coletados nas instalações do cliente e transportados via caminhão por empresas homologadas que atendam aos mais rígidos padrões de segurança no transporte de resíduos perigosos. Ao chegarem à unidade, uma equipe especializada e dedicada ao tratamento de efluentes coleta uma amostra para análise em laboratório e, posteriormente, os resíduos são estocados em tanques para a verificação do processo de tratamento mais adequado. Por fim, o material tratado é destinado para a rede coletora atendendo a todos os parâmetros de segurança, legislação e garantindo o equilíbrio ambiental.

A preocupação com a qualidade e segurança está presente em todo o processo, o que inclui a gestão de riscos atrelados às transportadoras homologadas. Além da documentação, mensalmente, a empresa realizada um vistoria dos caminhões utilizados para transporte até a CTO. A empresa também oferece todo o suporte para obtenção das licenças ambientais, emite certificado de destinação final do resíduo (CDR), além de possuir um criterioso processo de descarte para os próprios resíduos gerados nas unidades. “Fazemos a rastreabilidade de toda a cadeia. Para o cliente, esses cuidados são essenciais para garantir a segurança na escolha de uma unidade de tratamento offsite”, acrescenta Rodrigues.

SOBRE A NOVA OPERSAN

Fundada em 2012, a Nova Opersan é uma empresa especializada em soluções ambientais para águas e efluentes. Resultado da associação entre o Pátria Investimentos, gestora de recursos de fundos de private equity, com a Enasa – especialista em projeto e construção de sistemas de tratamento – e a Opersan Resíduos – com foco em tratamento de efluentes Offsite -, a companhia leva ao mercado uma expertise única, que engloba elaboração do projeto, construção e operação de unidades de tratamento. Com mais de 700 clientes de diferentes portes e segmentos e com as certificações ISO 9001 e ISO 14001, a Nova Opersan aposta nas soluções customizadas, ambientalmente sustentáveis e economicamente vantajosas para atender as necessidades do mercado corporativo.