NOTÍCIAS

Secretaria do Meio Ambiente do RS faz vistoria para investigar morte de peixes no Porto dos Bruder/RS

 Na última sexta-feira (11), foram encontrados dejetos e peixes mortos no local.

contaminacao

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) estão avaliando as possíveis causas da morte de peixes identificada junto ao Porto dos Bruder, no Rio Taquari.

Os técnicos foram até o local no sábado pela manhã para realizar a vistoria técnica no entorno da área afetada. Participaram da ação o Secretário do Meio Ambiente, Luis Benoitt, o técnico da Sema e químico industrial Renan Augusto Mallmann e o operário especializado, Jandir Stoll.

Contaminação

Durante a vistoria, não foram encontrados indícios de contaminação no local. Como o principal afluente do Taquari naquele ponto é o Arroio do Engenho, que deságua no rio e está a menos de 100 metros do local onde foram encontrados os dejetos e os peixes mortos, também foi realizada vistoria na área.

“O Arroio do Engenho já é foco de estudo da Sema pelo grande porte de esgotos com alta concentração de carga orgânica. A alta concentração dessa matéria orgânica lançada no arroio acarretou nesta condição”, explicou Renan.

Conclusão da secretaria

A conclusão da secretaria é de que os peixes mortos e os dejetos encontrados eram originários do Arroio do Engenho e que o escoamento natural de suas águas levou os materiais até o Rio Taquari.

“O fato ocorrido nos leva novamente a repensar nossa responsabilidade como cidadãos. Há construções que não fazem sumidouro e conectam o esgoto diretamente na rede pluvial, que cai nos arroios. O controle e o tratamento dos dejetos é de responsabilidade compartilhada, entre o poder público e a comunidade. Pode-se, infelizmente, concluir que cada peixe encontrado morto, é também responsabilidade de cada um que lança seus efluentes domésticos sem o tratamento adequado”, destacou Benoitt.

Fonte: O Informativo do Vale.