Notícias

Momento ideal para a inserção cada vez maior de fontes renováveis na matriz elétrica brasileira

Publicado em 28/03/2017 às 17:29:09

enersolar“A ABRACEEL se orgulha de apoiar a EnerSolar + Brasil | Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar, por acreditar que estamos no momento ideal para uma inserção cada vez maior de fontes renováveis na matriz elétrica brasileira e, a feira, traz esse debate ao público do setor elétrico apresentando os últimos lançamentos da indústria de alternativas em fontes energéticas sustentáveis”, comenta o Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia.

De acordo com o executivo, o mercado livre passou por um momento de forte expansão no ano passado. O número de consumidores especiais que migraram para o mercado livre mais que dobrou em 2016 e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no País, atingiu o número recorde de agentes consumidores, hoje já são 4.314 consumidores livres e especiais. As perspectivas para a expansão do Ambiente de Contratação Livre (ACL), que é o segmento do mercado no qual se realizam as operações de compra e venda de energia elétrica, ainda continuam neste ano, por causa do início da recuperação da economia, o que pode aumentar o volume de energia comercializado.

Quanto as energias renováveis, o momento é de uma inserção cada vez maior dessas fontes na matriz elétrica brasileira. O Brasil assumiu o compromisso na COP 21 de aumentar ainda mais a participação das fontes alternativas na matriz, para conseguir atingir as metas de redução de emissão de gases do efeito estufa. O mercado livre é um grande estímulo às fontes renováveis, já que os consumidores especiais devem comprar energia apenas de fontes incentivadas. Hoje, 52% dos contratos de energia limpa (eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas) são realizados no mercado livre. O executivo destacou que a Abraceel tem trabalhado com bastante entusiasmo no desenvolvimento de mecanismos de financiamento destinado a fontes incentivadas visando ampliar a oferta de energia no mercado livre.

Por causa da intensa migração de consumidores especiais, que podem comprar energia apenas de fontes incentivadas (solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas), a oferta de energia dessas fontes precisa aumentar. Embora a CCEE já tenha divulgado que existe lastro suficiente para acomodar esses consumidores, caso a migração continue nesse ritmo, é preciso que a oferta dessas fontes acompanhe a demanda. Outro desafio para esses consumidores especiais diz respeito ao comercializador varejista, agente da CCEE que simplifica a operacionalidade dentro da Câmara desses consumidores. Atualmente já existem comercializadores varejistas habilitados, mas o segmento precisa se tornar atraente e menos burocrático para conseguir se tornar efetivo.

“Existem 193 comercializadores habilitados na CCEE, sendo que 71 são associados da ABRACEEL e representam 93,8% da energia do segmento de comercialização. Atualmente o ACL representa 26% do consumo de energia do País, sendo que 70% da indústria adquire sua energia no mercado livre”, finaliza Medeiros.

A 6ª EnerSolar + Brasil e o 7º Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia | Ecoenergy, serão realizados de 23 a 25 de maio de 2017, no São Paulo Expo, em São Paulo, e contribuem para o desenvolvimento e qualificação do setor a medida que apresentam as mais recentes tecnologias, produtos e serviços voltados para o setor de energias sustentáveis, renováveis e limpas.

Mais informações: www.enersolarbrasil.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *