NOTÍCIAS

Milhares de bolas para combater o efeito da seca nas minas

A barreira de bolas diminui a troca de calor e massa entre o líquido e o ambiente

 

bolas-0417

Instalação de barreira de bolas na mina Radomiro Tomic da Codelco no Chile

A empresa chilena Exma apresentou uma solução inovadora para combater os efeitos do calor extremo e da seca nos lagos de rejeitos, piscinas de dessalinização de água, piscinas de água de processo, etc., nas minas.

Para prevenir a evaporação dos líquidos, a Exma propõe o uso do Barrier Ball, um sistema de cobertura flutuante para corpos de água composto de bolas plásticas cheias de … água.

Juntas, as bolas de polietileno cobrem 91% da superfície aonde estão colocadas. Subsequentemente, elas criam uma barreira que diminui a troca de calor e massa entre o líquido e o ambiente.

De acordo com a empresa, as bolas podem reduzir a evaporação em 85%, assim como diminuir significativamente a emissão de odores, de compostos orgânicos voláteis e de vapores corrosivos.

A mineradora Codelco (Corporación Nacional del Cobre) do Chile afirma ter obtido resultados positivos no que diz respeito a controle de algas, evaporação, emissão de odores, consumo de energia e, até mesmo, proteção da vida selvagem na sua mina Ministro Hales. Em função disso, a empresa solicitou a ajuda da Exma para otimizar o uso de água na sua mina Radomiro Tomic.

Diz-se que o Barrier Ball, que resiste a temperaturas de -40°C até 80°C, tem vida de 15 anos e fornece outros benefícios, como a redução de 50% no consumo de energia para o aquecimento de líquidos.

Foto: Exma

Fonte: Mining, adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br