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Lixo no esgoto de Limeira/SP chega a 420 toneladas por ano

Todo mês, são quase 40 toneladas retiradas das estações elevatórias e de tratamento

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Gradação do lixo em estação elevatória de esgoto em Limeira: todo dia, uma tonelada pelos ralos ou vasos sanitários Foto: BRK Ambiental

Papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos, brinquedo de criança, preservativos, restos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos), resíduos de cozinha (restos de comida e principalmente óleo e gordura) são alguns dos materiais que deveriam ir para o lixo, mas vão para a rede de esgoto de Limeira. Todo dia, é coletada ao menos uma tonelada desses materiais nas gradações das 20 estações elevatórias e das duas estações de tratamento de esgoto do município (Tatu e Águas da Serra). Nos últimos cinco anos, a média foi de 420 toneladas de lixo por ano, com cerca de 37 toneladas por mês recolhidas ao realizar a limpeza.

O balanço foi informado nesta semana pela concessionária BRK Ambiental. O lixo na rede foi, de acordo com a empresa, a causa do vazamento provocado por entupimento nas lagoas do Parque Ecológico do Jardim do Lago, com consequências como a morte de peixes. Não foi dimensionada a quantidade de esgoto, mas, até ontem, quase 20 dias depois da identificação, ainda havia caminhões no local para aeração da água do lago.

60 entupimentos por mês

De acordo com o gerente de operações da BRK Ambiental em Limeira, Rodrigo Dias, são cerca de 60 entupimentos por mês registrados, numa proporção de 40 na rede e o restante em ligações. No ano passado, foram 815 desentupimentos nas redes e ligações de esgoto e 372 reparos nas redes e ligações realizados no total. Este ano, até julho, já foram 429 desentupimentos e 233 reparos. A demanda parte tanto de reclamações quanto de identificações de equipe.

Apesar da demanda, é considerado um número baixo pelo critério usado nos sistema de informações sobre saneamento, de 0,005 entupimentos por quilômetro de rede. Conforme Dias, a manutenção do índice baixo é resultado de um processo contínuo na separação do lixo do esgoto, que começa ainda na rede, onde é usado um jateamento para quebrar a gordura e sugar o lixo. A gordura do corpo e sabão resultantes dos banhos, além da gordura de materiais que não deveriam ir para o esgoto formam um crosta, que precisa ser desintegrada para não obstruir a rede. Já nas elevatórias e estações de tratamento, é feito o gradeamento, como uma espécie de peneira para tirar o lixo grosso antes do esgoto ser tratado. Na ETE Tatu, esse trabalho é mecanizado. Sem essas providências, todo o sistema de tratamento seria afetado.

Cultura

As redes de esgoto são projetadas para receber 99% do esgoto em estado líquido e apenas 1% sólido, das fezes. O gerente ressalta que este não é um problema exclusivo de Limeira, tampouco algo novo. Na comparação com outras épocas, a quantidade de entupimentos até diminuiu, o que não reduz a necessidade de cooperação da população em não ver o sanitário, pias ou ralo como lixo. Mesmo substâncias líquidas que parecem inofensivas podem contribuir para a obstrução quando “esfriam”, na rede, como a própria gordura de cozinha. Elas se solidificam e podem se fixar nos canos e causar a completa obstrução da tubulação, sendo necessária, às vezes, a substituição da mesma.

A rede coletora de esgoto é responsável por coletar, afastar e transportar os efluentes gerados nas residências, escolas, comércios e indústrias por meio de tubulações dimensionadas para esta finalidade, ou seja, apenas esgotos provenientes de banheiros, pias e lavanderias (tanques).

“Em Limeira, há quase uma década o serviço de coleta e tratamento de esgoto é universalizado em toda a área urbana. Com a operação das estações de tratamento e levatórias de esgoto, 140 milhões de metros cúbicos de esgoto deixaram de ser despejados nos córregos e ribeirões da cidade. Porém, para a efetiva despoluição dos rios, é fundamental a mudança de hábitos com a participação da população em relação à destinação adequada dos resíduos sólidos. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida”, ressalta.

Serviço

A concessionária ressalta que mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. O serviço atende pelo 0800-771-0001, site www.brkambiental.com.br e aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e iOS. O atendimento presencial é realizado no Loja de Atendimento, à Rua Visconde do Rio Branco, 186, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Diagnóstico vai identificar regiões com mais incidência

A concessionária informou que realiza mensalmente a conscientização das crianças para que elas disseminem as informações para os familiares e amigos por meio do Programa de Educação Ambiental nas Escolas.

“Demonstramos às crianças a importância da rede de esgoto e o porque o lixo ou a água de chuva podem interferir e prejudicar o trabalho do tratamento desse esgoto gerado por nós”, explica o gerente Rodrigo Dias.

Sobre campanhas mais ostensivas para reduzir o lançamento de lixo na rede de esgoto, informou que será iniciado um diagnóstico das regiões com mais incidência de entupimentos para uma atuação forte frente ao problema nesses locais, por meio de escolas ou grupos e associações. Essa verificação deve ser feita ainda neste ano. (Daíza de Carvalho)

Fonte: Gazeta de Limeira.

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