NOTÍCIAS

Água do Lago Paranoá/DF vai abastecer Asa Sul, Asa Norte, Noroeste e Sudoeste

Caesb inaugurou ‘booster’ de R$ 1,49 milhão que transfere água do lago até Plano Piloto. Até então, apenas Lago Norte, Varjão, Paranoá e parte de Sobradinho eram beneficiados.

lago-paranoa

Tubulação usada para captar água do Lago Paranoá (Foto: TV Globo/Reprodução)

A Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) inaugurou nesta segunda-feira (15) um sistema que permite bombear água da estação emergencial do Lago Paranoá até a estação de tratamento do Plano Piloto. O “booster” custou R$ 1,49 milhão.

Na prática, isso faz com que a água do lago – que era distribuída apenas para Lago Norte, Varjão, Paranoá e parte de Sobradinho – também vá para a Asa Sul, Asa Norte, Noroeste e Sudoeste.

De acordo com a Caesb, com isso, a intenção é poupar ainda mais o reservatório do Descoberto. A barragem fechou domingo (14) em 38,4% da capacidade.

O booster foi instalado no Noroeste porque fica “no meio do caminho” entre a estação que tira água do Lago Paranoá (no Lago Norte) e a estação do Plano Piloto (próximo ao Palácio do Buriti).

Do lago até o ponto onde o booster foi instalado, a água desce com gravidade. Para seguir caminho, no entanto, precisa ser bombeada.

eta

Estação de Tratamento de Água do Plano Piloto (Foto: Google/Reprodução)

Ainda segundo a companhia, ele vai possibilitar a transferência de até 280 litros por segundo de água entre um ponto e outro.

“A Caesb tomou uma série de precauções ao construir o booster do Noroeste para não causar transtornos aos moradores do bairro e garantir um funcionamento contínuo e confiável”, diz a empresa.

Ela afirmou ter feito um abrigo especial, com isolamento acústico, para evitar a propagação de ruídos. “O sistema tem um conjunto de motores-bomba reserva e operação totalmente automatizada. O local está cercado com alambrado para evitar vandalismo.”

Sobradinho

Também nesta segunda, a Caesb informou que vai cortar o fornecimento de água em Sobradinho II e em parte de Sobradinho I na próxima quarta (17). Será feita manutenção no local.

A restrição ocorre das 7h às 22h, em toda a região de Sobradinho II e nas quadras 3, 5, 7 e 9.

De acordo com a Caesb, os moradores não vão sentir o corte porque são obrigados a manter uma caixa d’água em casa.

Fonte: G1.