NOTÍCIAS

Laboratório da Unioeste/PR controla qualidade das águas regionais

A iniciativa foi uma parceria entre o Governo Federal com os Governos Estaduais que criou no passado o VIGIAGUA – Sistema de Vigilância da Qualidade da Água no Brasil

laboratorio-unioeste-qualidade-aguas

O laboratório de controle de qualidade de água da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), há 16 anos presta serviços não somente para o Campus de Cascavel, mas também para municípios da região Oeste, além de outros interessados.

Na região, a UNIOESTE é a responsável pelo controle dessa qualidade e atualmente as análises se expandiram para o público externo, tornando-se esse também um projeto de extensão de prestação de serviços vinculado ao curso de farmácia do Campus de Cascavel.

O laboratório realiza gratuitamente análises mensais de cada um dos 25 municípios da 10ª Regional de Saúde. A gestão das análises é feita pelo LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná), que recebe por sistema a compilação dos resultados analíticos, podendo assim fazer um controle de qualidade de águas dos municípios envolvidos.


LEIA O ARTIGO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE POÇOS RASOS EM MG


Dois setores de análises

A divisão das análises é feita em dois setores: o de microbiologia, que identifica coliformes totais e coliformes termotolerantes, e o de físico-química, que mede a potabilidade pela turbidimetria, flúor, cloro e pH. Essas análises são realizadas para águas de fontes, poços artesianos e caixas d’água para águas naturais e tratadas.

O laboratório de controle de qualidade de água presta também os mesmos serviços à comunidade externa em geral interessada em avaliar a qualidade de água de utilização e consumo humano.

A professora Luciana Fariña que participa do projeto, e explica que a prestação de serviços é o diferencial, pois junto com a FUNDEP – Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Pós-graduação – parceira do projeto, os recursos recebidos com a prestação de serviços aos municípios e à comunidade externa são usados como ‘poupança’ para o laboratório.

“Como temos o convênio anual com a secretaria de saúde, somos subsidiados pelo governo para compra de materiais, reagentes, frascos, e o campus nos apoia em mão de obra, com os professores e os estagiários. A FUNDEP, que organiza a prestação de serviços externos é o que permite termos fundos para fazermos manutenções e melhorias dentro do laboratório”.

O projeto de prestação de serviços também verifica semanalmente e acompanha a potabilidade das águas dos bebedouros da Unioeste e da piscina de fisioterapia, avaliando e acompanhando o processo de cloração.

Fonte: Unioeste.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: