Notícias

Bertioga/SP tem investimentos de quase R$ 15 milhões em saneamento básico

Publicado em 23/05/2018 às 09:55:38

Obras no bairro Rio da Praia beneficiam diretamente mais de seis mil moradores, além do público sazonal da Cidade

saneamento-bertioga

 A tão aguardada obra de saneamento básico para os bairros Rio da Praia, Jardim das Canções e Mangue Seco está sendo feita nas ruas de acesso à Praça da Primavera. A vistoria técnica aconteceu na terça, dia 15 de maio, com representantes da empresa Sabesp e Prefeitura. A ação beneficia diretamente mais de seis mil moradores, além do público sazonal da Cidade.

A melhoria atende solicitação feita ano passado pelo Município, para ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto e a rede de abastecimento de água, ambas relacionadas e previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico, sancionado como Lei no início deste ano.

Além disso, há previsão de que o bairro Jardim Ana Paula seja contemplado no mesmo período. “Com isso, atenderemos 99% das residências na área entre o Indaiá e o Centro. Em todo o território de Bertioga, alcançaremos 70% de abrangência para o sistema de coleta e tratamento de esgoto. São números expressivos, maiores que a média nacional e da Baixada Santista. É um enorme ganho para a Cidade”, explicou o superintendente da Sabesp na Baixada Santista.

Investimentos

Os investimentos somam quase R$ 15 milhões, com prazo para conclusão da obra de 36 meses. O objeto é a implantação do sistema de coleta e afastamento de esgotos: assentamento de 18 km de redes coletoras, 3,2 km de linha de recalque, montagem de quatro Estações Elevatórias de Esgotos (K1-K2, K3 e Q) e execução de 1.900 ligações domiciliares de esgotos.

Já o prefeito de Bertioga destacou que o projeto é aguardado há bastante tempo pela população. “Essa é uma reivindicação antiga dos moradores do Rio da Praia, que é um dos bairros mais antigos da Cidade. Além de melhorar a qualidade de vida do morador, valoriza o bairro na questão do turismo. É um momento importante para a comunidade”.

A ampliação da rede coletora nos bairros e o seu devido tratamento evitará o despejo indevido do efluente no meio ambiente. Com isso, há melhora no saneamento ambiental, na qualidade de vida da população, assim como redução dos gastos com saúde, provenientes da falta de saneamento. Outra vantagem para a Cidade é a melhoria na balneabilidade das praias.

Fonte: G1


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *