NOTÍCIAS

Instalação do Maior DIGESTOR BVF® Acima do Solo do Mundo Numa Cooperativa de Laticínios na Irlanda

LOCAL: MITCHELSTOWN, CO. CORK, IRLANDA • SECTOR: ALIMENTOS E BEBIDAS

O Cliente:
A Dairygold Co-Operative Society Limited é a maior empresa de lacticínios detida por agricultores na Irlanda e a segunda maior central leiteira do país. A vasta gama de produtos da cooperativa inclui leite gordo, magro e leitelho em pó; proteínas de leite; manteiga (com sal, sem sal e láctea); queijo e queijo em pó; e uma variedade de produtos de soro de leite. A sucesso da Dairygold foi construído ao longo de um legado de 100 anos de cooperativa e de excelência no processamento de lacticínios.

adi-noticia-3

As Necessidade do Cliente:

Com sede em Mitchelstown, Co. Cork, na Irlanda, a unidade de produção da Dairygold converte aproximadamente 960 milhões de litros de leite anualmente em produtos lácteos de alta qualidade. A Dairygold precisava de uma unidade de tratamento de águas residuais com capacidade para tratar e processar de forma fiável águas residuais com resíduos de leite em pó e queijo, bem como soro de leite agressivo com elevada teor de sal.

Devido a sobrecargas periódicas por parte da unidade de remoção biológica de nutrientes (RBN) pré-existente da Dairygold, um odor desagradável tornou-se uma preocupação para a comunidade em redor. A Dairygold estava decidida a manter uma política de boa vizinhança e empenhada em encontrar uma solução.

A Solução:

A ADI Systems concebeu um sistema de digestão anaeróbia e forneceu e instalou o seu conjunto de tecnologia exclusiva na fábrica da Dairygold em Mitchelstown. O sistema é composto por um reactor anaeróbio de baixo débito patenteado de 45 000 m3 (12 MG)
ADI-BVF®. O digestor BVF® foi concebido para pré-tratar uma grande porção das águas residuais processadas provenientes da produção da fábrica da Dairygold previamente à entrada no sistema RBN. As restantes águas residuais processadas são desviadas para proporcionarem uma fonte de carbono para o RBN.

Atingidas as condições nominais, o reactor BVF® digere anaerobiamente a maioria da carga orgânica; converte os detritos orgânicos degradáveis presentes nas águas residuais em biogás com elevado teor energético e gera uma pequena quantidade de lodo anaeróbio residual (WANS). O reactor liberta um efluente anaeróbio de alta qualidade para alimentar o sistema RBN existente a jusante.

Dois permutadores de calor são usados para capturar e transferir o calor proveniente do efluente para o influente previamente à entrada no reator BVF®.

Os Resultados:

O reactor ADI-BVF® demonstrou ser um método simples, eficiente e com baixa manutenção para tratamento de águas residuais provenientes do processamento de lacticínios. O sistema BVF® assegura também um desempenho satisfatório em temperaturas inferiores às ideais. O tratamento é fiável, robusto, e resistente contra choques hidráulicos e cargas orgânicas.

As características do efluente do reator combinado BVF® de águas residuais e anaeróbias, medidas ao longo de um período de ano e meio, estão resumidas abaixo.

adi-noticia-4

Graças ao novo digestor anaeróbio da Dairygold (reator ADI-BVF®), a fábrica de lacticínios pode estar segura que as suas águas residuais processadas cumprem os mais rigorosos limites de descarga.

O reactor BVF® é completamente coberto com uma cobertura de geomembrana flutuante, que recolhe o biogás produzido durante o processo de digestão anaeróbia e previne a libertação de odores desagradáveis. Esta solução, conjugada com o pré-tratamento anaeróbio, eliminou os problemas relacionados com os odores, o que por conseguinte melhorou a reputação da empresa na localidade de Mitchelstown.

Como parte dos esforços da Dairygold no sentido de uma sustentabilidade contínua, o biogás foi convertido em energia renovável. Uma parte do biogás é usado numa caldeira mista para produzir água quente para aquecimento do reactor BVF®. A restante parte do biogás é usada para requisitos de aquecimento suplementares numa caldeira da fábrica ou eliminada numa queima de gases residuais

Fonte: ADI SYSTEMS