NOTÍCIAS

Indústria de óleo e gás: o que torna o tratamento de água fundamental

O tratamento de água na indústria de óleo e gás protege o meio ambiente e reduz custos de produção. Conheça outros benefícios destes processos

veolia

Imagem ilustrativa

O tratamento de água é fundamental, num mundo onde a sustentabilidade da ação humana veio se tornando um pilar, motivado pela necessidade de recuo face às agressões geradas pela indústria e a ação individual humana.

A degradação do meio ambiente e de seus ecossistemas, assim como a maior consciência sobre a escassez de recursos, levou a que as questões relacionadas com a reciclagem e o reuso se tornassem fundamentais nos discursos relacionados com a ecologia e a sustentabilidade mundial, assim como nas práticas cotidianas de pessoas e empresas.
Por todo o mundo, a atenção dada às questões da ecologia motivou os próprios governos a legislar sobre as atividades industriais, pautando dessa forma os limites aceitáveis de seu impacto no mundo natural.

As normas implementadas fazem com que a indústria de óleo e gás, assim como acontece em outras, como o setor do papel e celulose, tenham de se adaptar, de forma a garantir que cumprem as normativas em vigor no que respeita aos efluentes e águas envolvidos em sua produção.

Para apoiar essas empresas, as estações de tratamento de água e os serviços de empresas paralelas vêm desenvolvendo tecnologia inovadora e oferecendo importantes serviços de consultoria, que se adaptam, de forma específica, a cada setor.

Sendo a indústria de óleo e gás tão importante para oferecer os produtos essenciais de nosso cotidiano, esse setor não poderia deixar de estar entre os que podem usufruir e melhorar sua produção com esses serviços, ao mesmo tempo que reduzem custos operacionais e seu impacto ambiental.
Venha compreender como os serviços e tecnologias relacionadas com o tratamento e reuso das águas pode apoiar as necessidades upstream de produção da indústria petrolífera.

A importância das plantas de tratamento de água no setor do óleo e gás

Hoje, a indústria de óleo e gás vive momentos de inegável desafio, já que, além de sua produção ser, como sabemos, dispendiosa; existem inúmeros requisitos ambientais que necessitam de ser cumpridos, para garantir que seu impacto no ecossistema não provoca danos irreversíveis no meio ambiente.

Nesse sentido um dos desafios mais prementes dessa indústria passa por garantir a integração de processos com um melhor custo-benefício, tais como a injeção e recuperação de petróleo, conquistada mediante a injeção de águas salobras, residuais ou oceânicas.

O apoio de estações de tratamento de água na indústria de óleo e gás, assim como a criação de planos de tratamento é fulcral para que estas empresas consigam, hoje, cumprir os valores estipulados pelas normas legais, seguindo as orientações ambientais e encontrando um ponto de equilíbrio entre uma produção econômica e sustentável.

As orientações ambientais e a importância das WWTTP

As orientações ambientais que regem a produção industrial são, hoje, bastante rígidas, já que a situação ambiental do planeta gera um questionamento intenso sobre a ação humana e o impacto industrial no meio ambiente.


LEIA TAMBÉM:  A VEOLIA WATER TECHNOLOGIES OFERECE UMA LINHA COMPLETA DE EQUIPAMENTOS PADRÃO PROPRIETÁRIOS QUE ATENDEM A UMA AMPLA VARIEDADE DE APLICAÇÕES


Hoje, mais do que nunca, há que destacar o papel da sustentabilidade ambiental nas estações de tratamento de efluentes, havendo a necessidade de garantir que a água devolvida ao meio ambiente não é nociva para o mesmo.

Na indústria de óleo e gás, a integração das WWTP’s se torna, assim, fundamental, já que estas plantas ajudam a garantir um menor impacto ambiental, ao mesmo tempo que apoiam estratégias de redução de custos no tratamento, que, através de tecnologia inovadora e uma engenharia própria, vão permitindo aos empresários encontrar o equilíbrio entre a proteção do ambiente e uma produtividade economicamente mais viável.

Como a Veolia Water Technologies apoia a indústria de óleo e gás?

As estações de tratamento de água na indústria de óleo e gás aproveitam, muitas vezes, com a finalidade de reduzir seus custos e seu impacto no meio ambiente, os serviços especializados de tratamento de água oferecidos por empresas renomadas, como Veolia Water Technologies.

Essa marca apoia a indústria de óleo e gás, oferecendo um leque de serviços e produtos diversificados, adaptados ao setor e que se apoiam em engenharia vanguardista, para garantir a integração das melhores plantas de tratamento de águas residuais.

Sabendo como a água é fundamental para os processos da indústria de água e gás, esse tipo de empresa apresenta soluções diversas, entre as quais contempla os processos mais complexos e sofisticados. Assim, o apoio a essas empresas passa pelo tratamento de água bruta, onde inclui, por exemplo, processos para a dessalinização da água do mar, de desmineralização ou de produção de águas de processo para sistemas de caldeira ou resfriamento; pelo tratamento de águas residuais, para as tornar viáveis para o reuso interno ou para o descarte seguro; pela reabilitação de águas subterrâneas e remoção de seus hidrocarbonetos; e ainda pela reciclagem e reuso de água, mediante a resolução de problemas específicos, incluindo os que ocorrem ao longo das operações industriais em downstream.

No geral, seus serviços permitem, dessa forma, o tratamento de efluentes e águas em todo o processo de refino, a possibilidade de reutilizar a água de produção e de usufruir de água recuperada nos processos internos de produção e ainda uma melhor recuperação de petróleo bruto. Todos esses processos ajudam, por fim, a garantir um plano que minora os custos de produção e o impacto ambiental dessa mesma produção.

A tecnologia específica para a indústria de óleo e gás

A indústria de óleo e gás necessita, como já explicamos, de um apoio especializado, que contemple as caraterísticas e as necessidades singulares desse setor no que respeita ao descarte e reuso de água.

A tecnologia específica para essa indústria é fundamental, sendo que processos como a injeção e recuperação de petróleo apoiam as empresas, fornecendo serviços e soluções que melhoram a segurança e a produtividade mediante a eliminação de contaminantes e a proteção dos equipamentos utilizados por essas empresas em sua atividade.
O tratamento de águas salobras e da água do mar fazem parte dos processos, garantindo uma maior sustentabilidade e uma maior facilidade de acesso a esse recurso fundamental, com uma maior rentabilidade econômica e menores custos ambientais.

Além disso, essa tecnologia permite a implementação de processos econômicos circulares mediante a reutilização das águas, quer nas aplicações onshore como offshore.

Os processos específicos para as atividades offshore utilizam ainda processos específicos, com tecnologia de ponta, onde a osmose reversa e a nanofiltração por membranas merecem destaque.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CEDAE QUER ECONOMIZAR COM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E RENOVÁVEIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: IMUNOQUÍMICA E A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA ULTRAPURA