NOTÍCIAS

Hydro investe na modernização do tratamento e armazenamento de efluente

A Alunorte está investindo R$ 675 milhões até 2020 em melhorias nos sistemas de recebimento, controle, bombeamento e tratamento de água e efluentes.tratamento-efluentes

As obras incluem a construção de novas bacias de estocagem de águas provenientes do processo e da chuva, novos sistemas de bombeamento e tubulação para a transferência de efluentes, novos instrumentos de automação e controle, novas câmeras de monitoramento das bacias de contenção e uma nova estação de tratamento de efluentes.

A capacidade de tratamento de efluentes está sendo aumentada em 47% para 14.000 m3/h. O armazenamento de efluentes na área 82 será de 465.839 m3 (aumento de 311%), o bombeamento de DRS1 será de 9.800 m3/h (expansão de 72%) e o bombeamento do DRS2 será de 3.100 m3/h (crescimento de 65%).

ETEI

“Todas as melhorias visam deixar a refinaria ainda mais segura e preparada para mudanças climáticas mais severas e chuvas ainda mais intensas no futuro”, comenta Carlos Neves, diretor de operações.

A Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) da Alunorte trata 100% da água que passa pela planta, inclusive água de chuva. A empresa reutiliza 60% da água proveniente do mineroduto e faz o controle on-line da qualidade do tratamento, verificando a vazão, o pH, a temperatura e a turbidez.

Fonte: Diário online