NOTÍCIAS

Gestões Inovadoras no Saneamento: minimizando passivos e custos de operação

Da ação corretiva para a gestão preventiva. Saiba como os gestores das companhias de saneamento tem minimizado os passivos e os custos da operação

Ser gestor ou responsável técnico de um sistema de tratamento de água ou esgoto é muito mais que entregar água potável à população ou descartar o efluente dentro de parâmetros ambientais. Quem está diretamente ligado e responsável por estes processos sabe bem disso.

As mudanças nos padrões de qualidade da água da captação indicam que é preciso aprimorar técnicas de tratamento frequentemente. A crescente participação e conscientização da população faz com que o gestor responda (civil, criminal e socialmente) não só pelo resultado da entrega, mas também pelas opções que faz, que trazem impactos ambientais, trabalhistas e de segurança pública.

Atender aos requisitos da legislação vigente é um desafio diário que envolve licença para operação da estação, descarte de resíduos, autorização de uso de produtos químicos, responsabilidade sobre o transporte, armazenamento e uso de produtos químicos, controle da qualidade do tratamento e questões trabalhistas (periculosidade, insalubridade, passivos).

Talvez o gestor não tenha consciência de tamanha responsabilidade que carrega nas mãos por não ter tempo de listar e avaliar todos os pontos, a rotina consome. Muitas vezes, somente após ser acionado por órgãos de fiscalização, ministério público, população ou juridicamente recorre-se à resolução dos problemas ou melhoria dos processos. Sem muito tempo hábil para estudar e avaliar as possibilidades, os investimentos podem ser em vão.

Em tempo, sistemas, públicos e privados, vêm mudando a estratégia e agem preventivamente. Assim minimizam os riscos e os desembolsos.

hidrogeron-sistema-gerador-decloro-in-loco

Sistema Gerador de Cloro in loco – inúmeros benefícios para o sistema de tratamento de água

Mas como isso é possível?

Algumas medidas simples e muitas vezes até mais econômicas possibilitam reduzir as preocupações dos gestores:

hidrogeron-gestao-inovadora

hidrogeron-ete-aco-inox
ETE modulada em aço inox – projeto completo em apenas 105 dias.

É preciso desenvolver relações de parceria com empresas sólidas, que se envolvem com suas necessidades e dedicam-se a resolvê-las da melhor forma.
Quem conhece o saneamento e o leva a sério sabe que no contexto global, é inaceitável do ponto de vista financeiro e tecnológico que as empresas sejam simplesmente fornecedoras.

O Grupo Hidrogeron, atua desde 1996 no saneamento, em todo território nacional.
Sua principal tecnologia, o Gerador de Cloro in loco a partir da eletrólise do cloreto de sódio, é a alternativa mais
segura e eficiente para cloração. Representa uma quebra de paradigmas e vem conquistando a preferência dos
profissionais do segmento. Toda linha da Hidrogeron pauta-se em soluções sustentáveis, não poluidoras e
seguras para operadores e população em geral. Recentemente ampliou a área de atuação, agregando
engenharia (modulados em inox) ao portfólio.

hidrogeron-logo-half-banner