NOTÍCIAS

Filtro rotativo economiza espaço em ETE na Escandinávia

ETE norueguesa utiliza filtro rotativo em espaço limitado dentro de caverna

 

filtro-rotativo-img01-0517

 

A Estação de Tratamento de Efluentes Central de Nord Jæren (SNJ) está localizada em Stavanger, uma cidade na costa sudoeste da Noruega. A SNJ fica dentro de cavernas, portanto, uma solução espaço-eficiente para a remoção primária de sólidos se faz necessária.

O sistema de filtros Hydrotech  da Veolia Water Technologies se ajusta a uma pegada bem compacta e foi selecionado como uma solução apropriada para minimizar o custo de instalação. Os filtros fornecem uma redução eficiente da carga orgânica para o estágio biológico sem usar químicos, requerem pouca manutenção e oferecem um alto grau de flexibilidade operacional.

Sistema de coleta – as condições do “first flush” foram incluídas nas bases do projeto uma vez que os canais de alimentação para a estação fornecem uma reserva de armazenamento bem grande, permitindo longos períodos em vazão aumentada e mantendo uma alta concentração de alimentação.

A solução

Os filtros rotativos Hydrotech são adequados para o desafio do cliente. Vinte unidades do modelo HDF2010-2F foram instalados para atender as condições de carga no pico. A instalação requer um espaço bem limitado, com os filtros dispostos em duas fileiras principais sendo alimentados por um canal comum para usar a largura da caverna da melhor maneira possível. As unidades são colocadas ou retiradas de operação de forma automática, de acordo com a carga de entrada, para otimizar a operação do sistema e permitir flexibilidade operacional.

 

filtro-rotativo-img02-0517

 

Descrição do processo

O tratamento dos efluentes na SNJ é feito em estágios. Primeiramente telas, seguidas por desarenadores, fazem o pré tratamento dos efluentes. Depois, os filtros rotativos Hydrotech fazem a remoção primária de sólidos. Os efluentes seguem dos filtros para o sistema de tratamento biológico para a remoção de demanda bioquímica de oxigênio e fósforo. Finalmente os efluentes são polidos por sedimentação.

Os filtros rotativos Hydrotech removem o material orgânico particulado antes do estágio biológico, reduzindo assim a carga e a demanda de aeração. O lodo filtrado é espessado juntamente com o lodo biológico e enviado para digestores para recuperação de energia.

Os filtros rotativos Hydrotech fornecem uma remoção eficiente de sólidos suspensos totais (SST) mantendo uma alta produtividade. Não há necessidade de adição de químicos (coagulantes ou polímeros) antes dos filtros para atingir a eficiência de remoção de SST visada. Isso reduz os custos operacionais e fornece uma instalação ainda mais espaço-eficiente.

 

filtro-rotativo-img03

 

Resultados

Um estudo piloto foi conduzido antes da instalação do projeto em escala total para confirmar a capacidade de remoção dos filtros Hydrotec para esse efluente. A eficiência de remoção de SST encontrada foi superior a 45% ao longo do teste piloto e manteve uma média superior a 50% para concentrações de SST na entrada acima de 100 mg/l. Os resultados foram obtidos sem nenhuma adição de químicos antes do sistema de filtros.

Fonte: Water & Waste Digest, adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br

Acesse para conhecer os Produtos e Serviços da Veolia Water Technologies