NOTÍCIAS

Fepam emite Licença Prévia para a primeira usina de etanol em grande escala do RS a partir de cereais

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu a Licença Prévia (LP) para a empresa Be8 (antiga BSBios)

O documento, liberado no dia (28/7), autoriza a viabilidade de implantação da primeira usina de etanol em grande escala do Rio Grande do Sul a partir de cereais, como trigo, milho e triticale.

A celebração de anúncio dessa usina foi realizada no dia (4/8), na sede da empresa, em Passo Fundo, e contou com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-presidente Geraldo Alckmin, juntamente com uma comitiva do governo federal.

O presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Renato Chagas, esteve presente no ato e destacou que a LP foi emitida após apenas 58 dias de análise.

“Nós emitimos essa licença no menor tempo possível, justamente por entendermos a importância desse tipo de empreendimento tanto para o Estado quanto para a população como um todo”, destacou.

Com investimento de R$ 556 milhões, a nova fábrica deve ser concluída até 2025. O empreendimento será instalado na zona rural de Passo Fundo e contará com 285 funcionários quando estiver em operação. Com uma capacidade de processamento de cereais de 46,5 mil toneladas mensais, produzirá mensalmente 21,7 milhões de litros de etanol. Hoje, o Rio Grande do Sul produz menos de 1% da demanda interna, que é de cerca de um bilhão de litros por ano.

O governador disse que, além de alavancar a capacidade de produção e de suprimento da demanda de etanol do Estado, o novo empreendimento impactará positivamente o setor agrícola. “Ao produzir aqui o etanol, aumentaremos a demanda pelas culturas de inverno. Só com essa indústria, vamos sair de 1% da capacidade de produção para o consumo interno para cerca de 24% até 2027. Isso também demandará mais da produção primária com as culturas de inverno, gerando renda no campo e na cidade”, projetou.

A fábrica ainda oferecerá ao mercado 155 milhões de toneladas anuais de farelo oriundo da produção do etanol. Obtido imediatamente após o processo fermentativo, o farelo é coproduto com grande potencial de utilização para produção de rações animais. Agora a Fepam aguarda a abertura do processo de Licença de Instalação, por parte do empreendedor, para dar continuidade à análise.

  Protocolo de intenções

O Governo do Estado assinou, em junho do ano passado, o um protocolo de intenções com a empresa BSBios para viabilizar a implementação dessa usina produtora de etanol a partir de cereais em Passo Fundo. A previsão é de R$ 316 milhões em investimentos pela empresa na primeira fase de implantação da unidade.

O protocolo prevê tratamentos tributários em relação ao ICMS para aquisições de fornecedores de máquinas e equipamentos industriais localizados no Rio Grande do Sul e importações do exterior de máquinas e equipamentos industriais.

A iniciativa está dentro do contexto da Política Estadual de Estímulo à Produção de Etanol, instituída em lei sancionada no ano passado, a partir da qual foi criado o Programa Estadual de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Etanol (Pró-Etanol).

O programa tem como objetivo fomentar a cadeia produtiva e ampliar a produção do biocombustível aproveitando especialmente as culturas de inverno como insumos. Atualmente, o Rio Grande do Sul produz menos da 1% da sua demanda. A nova fábrica, de acordo com a projeção da empresa, deverá suprir 23% dessa necessidade a partir de 2027.

Texto: Ascom Fepam e Secom

Fonte: Fepam


Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental é uma prática exigida para empreendimentos que utilizam recursos naturais, como solo, mineração, agropecuária e pesca, bem como empresas cujas atividades resultem em resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, com diferentes níveis de potenciais de impacto ambiental, e obras de infraestrutura.
SUD America Engenharia possui uma equipe capacitada e experiente para prestação de serviços de licenciamento e regularização ambiental, elaboração de documentos, estudos e auditorias, para todos os setores produtivos.

Entre em contato:

• tel.: 11 3473-1207
• e-mail : [email protected]
• site : https://sudamericaengenharia.com.br/

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »