Notícias

Tecitec implanta ETE para reúso de Água em Garagem de ônibus

Publicado em 05/05/2017 às 14:49:40

Em uma visita à Estação de Tratamento de Efluentes para Reuso implantada na Companhia de transportes Ipojucatur em Osasco/SP, Eduardo Pacheco, Diretor do Portal Tratamento de Água entrevistou o Técnico de Segurança da Ipojucatur Reinaldo de Camargo e o gerente de projetos da TECITEC, Roberto Roberti, que discorreu sobre o layout da planta instalada, mencionou suas vantagens e benefícios.

 (Pacheco) Qual a área de atuação da TECITEC e com qual finalidade foi instalada a ETE na companhia de transportes Ipojucatur?

(Roberti) – A TECITEC é uma empresa especializada na fabricação e instalação de Estações de Tratamento de Efluentes Industriais. A planta instalada na companhia de transportes Ipojucatur visa o reuso de água para lavagem dos ônibus, diminuindo assim, os custos nas lavagens.

 (Pacheco) Qual é o processo de tratamento empregado e quais componentes constituem essa planta?

ete-para-reuso

 (Roberti) – Nessa Estação foi implantado um processo de tratamento físico-químico convencional, no qual, as etapas de purificação têm início com a passagem do efluente por um separador de água e óleo tipo coalescente, esse, tem como função, remover todo óleo não solúvel que acompanha o efluente bruto. Após essa etapa, o efluente segue por três reatores: o de oxidação, que promove a degradação da matéria orgânica através de aeradores difusos; o de coagulação, onde é feita a aplicação de PAC (Cloreto de Polialumínio) e Cal, posteriormente, o efluente é encaminhado para um floculador de chicanas horizontal e por fim, realiza-se a decantação em um decantador do tipo lamelar.

– Para obtenção de um efluente passível de reuso direto não potável, o resíduo líquido tratado passa por um filtro de carvão ativo.

– A descarga do lodo é feita de forma automática para o respectivo tanque, onde todo o conteúdo é encaminhado ao filtro prensa para desague e consequente destinação.

(Pacheco) Em que período iniciou-se o reuso de água na companhia e em que local é utilizada a água tratada?

(Camargo) – O reuso da água utilizada no empreendimento começou a ser feito em meados de Janeiro deste ano (2017). Na garagem são lavados aproximadamente 80 ônibus por dia, e toda água utilizada na lavagem é encaminhada à Estação de tratamento fornecida pela TECITEC, com isso, obtivemos uma economia significativa de recursos no processo.

Confira a Estação mencionada em funcionamento e a entrevista na íntegraete-para-reuso

 

Para mais informações sobre esta Estação de Tratamento de Efluentes CLIQUE AQUI

 

Entrevista transcrita por:

Pedro Carvalho Oliveira

pedro@webapp233877.ip-104-237-133-206.cloudezapp.io


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *