NOTÍCIAS

Acciona Agua vai construir a ETE de Santa Cruz do Capibaribe em PE

O contrato inclui o projeto, construção e assistência à operação da ETE de Santa Cruz do Capibaribe

 

ete-de-santa-cruz-do-capibaribe-0517

 

A Acciona Agua (50%) em consórcio com a empresa brasileira GEL (50%), foi contemplada com o contrato para projeto, construção e assistência à operação do sistema de tratamento de efluentes de Santa Cruz do Capibaribe em Pernambuco.

O contrato no valor de 98,9 milhões de reais vai beneficiar mais de 105.000 pessoas, contribuindo para a melhoria da água lançada no Rio Capibaribe.

O projeto licitado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) tem financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Alcance das obras

A Acciona Agua construirá uma ETE projetada para uma vazão de 400 litros por segundo, capacidade com a qual poderá atender uma população de até 197.000 pessoas (estimada para o ano de 2038, horizonte da concepção do projeto).

Além disso, o sistema de saneamento contará com mais de 17,6 km de interceptores (tubulação que transporta os efluentes dos coletores até a estação), 1,3 km de emissários (tubulação pela qual se bombeia os efluentes após tratamento) e 4 estações elevatórias. O contrato inclui também o projeto de toda rede coletora e ligações domiciliares da cidade.

A ETE contará com um sistema automatizado de controle do tratamento e supervisão da rede de esgotos e de um laboratório de análises para monitorar a qualidade da água. Tanto essas instalações quanto as estações elevatórias terão um sistema de controle de odores.

Acciona no Brasil

Com mais esse contrato a Acciona vai consolidando a sua presença no setor de água no Brasil, depois da construção da ETE Arrudas em Minas Gerais e da ETE Alcântara no Rio de Janeiro.

O Grupo Acciona iniciou as suas operações no Brasil em 1996 e está presente nos principais setores.

Foto: Acciona Agua

Fonte: Aguas Residuales, adaptado por Portal Tratamento de Agua – www.tratamentodeagua.com.br