NOTÍCIAS

Conheça as etapas de normalização do abastecimento após manutenção

Diferente das manutenções no sistema de energia elétrica, quando a Sabesp realiza serviços de reparo nas redes de distribuição, a água não volta a ser entregue na casa dos clientes imediatamente. A normalização ocorre de maneira gradual.

sabesp

É pura física, explica Wagner Ginez, engenheiro civil e encarregado do Centro de Controle Operacional  da Sabesp. De acordo com ele, para realizar qualquer trabalho nos sistemas de abastecimento é preciso esvaziar as tubulações e retirar toda pressão existente dentro delas. Depois de executado o serviço, todo o sistema é carregado novamente. Ou seja, primeiro os reservatórios, adutoras e redes de distribuição são preenchidos com água. Depois tem início a regularização da pressão para que, enfim, os clientes sejam abastecidos novamente.

“A pressão não vai de zero até o ponto ideal imediatamente. Esse é um processo demorado e necessário para que a água consiga chegar à casa de todos os moradores. Vale lembrar, no entanto, que alguns clientes demoram mais para ter seu abastecimento normalizado pelo fato de estarem em zonas mais críticas ou elevadas, onde há a necessidade de maior pressão”, explica Ginez.

É importante ter uma caixa d’ água com reservação adequada à quantidade de moradores existentes no imóvel e economizar durante os períodos de manutenção, sejam eles emergenciais ou programados, utilizando a água apenas para fins de higiene e alimentação.

Fonte: Sabesp.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: