Manoel José Nunes Neto, vencedor da etapa Brasil, realizada em junho pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio do programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), conquistou a categoria People’s Choice Award” com o trabalho “Rover Aquático para o monitoramento de Água uma ferramenta portátil de baixo custo”.
O estudante Manoel José Nunes Neto, de 17 anos, aluno do Colégio São Francisco de Sales Diocesano no Piauí, conquistou o “People’s Choice Award”, categoria internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024 (Stockholm Junior Water Prize – SJWP) , o Nobel da Ciência Jovem. Ele foi premiado pelo projeto “Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo”. A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira, 27 de agosto, em Estocolmo, na Suécia.
No Brasil, a premiação é promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), e pela Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (Brazilcham Sweden).
O trabalho desenvolvido por Manoel, com orientação do professor Eduardo Alves da Silva Carvalho, é um equipamento que navega de forma autônoma em corpos hídricos para coletar dados sobre a qualidade da água, realizando medições e transmitindo as informações para um banco de dados.
Manoel venceu a etapa brasileira em junho. A cerimônia aconteceu no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, Distrito Federal.
A etapa internacional na Suécia reuniu jovens de de 15 a 20 anos de mais de 40 países com projetos escolares que buscam solucionar os desafios relacionados à água, ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Sobre a premiação
Criado em 1997 pelo SIWI – Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (Stockholm International Water Institute), o prêmio tem como patrona a princesa Vitória da Suécia e é promovido anualmente em duas etapas: uma nacional, realizada em cada um dos países participantes, e uma internacional, na qual ocorre a grande final. A etapa final acontece em Estocolmo, na Suécia, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo (Stockholm World Water Week).
Sobre o JPS
O Jovens Profissionais do Saneamento – JPS é um programa de desenvolvimento contínuo, que existe há 14 anos e conta com mais de 1.300 participantes em todo o Brasil. o objetivo do Programa é despertar habilidades e desenvolver a liderança entre os jovens que atuam ou desejam atuar na área do saneamento ambiental, para satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor.
Para saber mais sobre a iniciativa, basta clicar aqui: http://abes-dn.org.br/?page_id=5410
Sobre a ABES
Completando 58 anos de atuação no mês de junho, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é uma associação com fins não econômicos, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A força da ABES está em seus associados.
A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
É a associação brasileira que reúne a diversidade de profissionais e organizações do setor: empresas públicas e privadas, governos, prestadores de serviços, fornecedores, universidades e profissionais de diversas faixas etárias e várias áreas relacionadas ao saneamento, além da engenharia.
ABES, há 58 anos trabalhando pelo saneamento e pela qualidade de vida dos brasileiros.
Assessoria de Comunicação ABES
Ana Paula Rogers – 11 9 8493 3662 (Claro e WhatsApp) e 11 98656-4410 – [email protected]
Suely Melo – 11 9 8839 0380 (WhatsApp) – 11 9 5981 9321 – [email protected]
Fonte: ABES