NOTÍCIAS

Erval Velho/SC passa a ter 80% de cobertura de esgoto

Com projeto estrutural da CASAN e recursos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), foi colocado em operação o Sistema de Esgotamento Sanitário de Erval Velho. Com 80% de cobertura na zona urbana, o município do Oeste catarinense passa a ter um dos maiores índices de Santa Catarina.

casal

Erval Velho se insere no Plano de Ação da Companhia que projeta colocar o Estado entre os primeiros colocados no ranking nacional de saneamento até 2021. Ainda em 2019 entrarão em operação, por exemplo, os sistemas de Concórdia, Chapecó (ampliação para o bairro Efapi), Indaial (ampliação para o bairro Tapajós), Rio do Sul (bairro Canta Galo), São José (Bela Vista, Floresta, Ponta de Baixo e Centro Histórico), Curitibanos e Lauro Müller.

Com investimento total de R$ 6,8 milhões, o SES Erval Velho recebeu 15 quilômetros de rede que possibilitaram cerca de 950 ligações domiciliares. A Estação de Tratamento de Esgoto tem capacidade para depurar nove litros por segundo.

Operação do sistema

Além de desenvolver o projeto estrutural e realizar o acompanhamento técnico da obra, a CASAN assume a operação do sistema. O Diretor Administrativo, engenheiro Evandro Martins, falou na cerimônia de inauguração, ocorrida sexta-feira (3/5), sobre a satisfação pessoal de representar a Diretoria na inauguração de um sistema cuja concepção estrutural passou por suas mãos quando liderava a Gerência de Projetos.

O engenheiro também comentou que Erval Velho ilustra a necessidade da parceria pública para levar saúde e qualidade de vida à população dos municípios menos favorecidos, sendo um contraponto à Medida Provisória 868 que propõe facilidades à iniciativa privada para gerenciar os sistemas mais rentáveis. “Erval Velho é um case de sucesso da parceria entre o poder público municipal, o estadual e o federal”, destaca.

Marcando ao início de operação do Sistema Público de Esgoto, a Prefeitura de Erval Velho firmou Contrato de Programa por mais 30 anos com a Companhia.

Fonte: Casan.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: