NOTÍCIAS

Entidades da PB certificam duas experiências como Tecnologia Social

Dessalinizador solar e horta orgânica cultivada com economia de água concorrem a prêmio nacional.

Um dessalinizador solar e uma horta orgânica cultivada com economia de água foram os dois projetos paraibanos certificados como Tecnologia Social este ano pela Fundação Banco do Brasil. O resultado da primeira fase do prêmio promovido pela entidade foi divulgado nesta terça-feira (25). Os projetos são executados em Campina Grande e Teixeira e agora passam para a fase final de avaliação para concorrer ao prêmio de R$ 50 mil em dinheiro, que vão ser distribuídos para as seis melhores iniciativas do país.

A experiência dos dessalinizadores solares são uma iniciativa da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção e já implantou 28 equipamentos em assentamento das cidade de Seridó, Cubati e Pedra Lavrada. Com as ações do projeto, estão sendo produzidos em média 300 litros de água potável por dia, suficiente para atender 150 pessoas de 37 famílias rurais com o volume de água preconizado pela ONU, que é de 2 litros por pessoa. A qualidade da água foi atestada por exames laboratoriais.

Hortas Orgânicas

Já as hortas orgânicas são uma ação do Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) e cultivadas em canteiros considerados eficientes porque foram regados com menos água, mas se mantiveram úmidos por mais tempo ao usar a metodologia proposta pelo projeto. Segundo o relato do projeto, a tecnologia usa aproximadamente 11 litros de água por dia, enquanto o método tradicional consome 60 litros. Já foram implantadas 419 hortas, que beneficiaram mais de 2,5 mil que, além de alimentos saudáveis, agregaram cerca de R$ 280 por mês por família.

Tecnologias sociais são projetos sustentáveis que podem ser reaplicados em diversas comunidades. Quando eles são certificados, passam a compor um Banco de Tecnologias Sociais (BTS), que fica disponível na internet e agora conta com 995 iniciativas aptas para serem reaplicadas por outras organizações no país.

O BTS é uma base de dados online que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras. Neste banco, todas as tecnologias sociais podem ser consultadas por tema, entidade executora, público-alvo, região, UF, dentre outros parâmetros de pesquisa.

Fonte: G1 PB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: