NOTÍCIAS

Planta de energia solar recicla água de purga para preservar água doce

A Fluence projetou e fabricou um sistema gradual de tratamento de água para produzir água para um sistema de resfriamento, assim como água ultrapura para uma caldeira de vapor.

agua-purga-fluence

A planta de geração de energia Ashalim concentra a luz do sol para produzir vapor de alta temperatura para a produção de eletricidade gerada pela turbina.

A nova planta de energia solar de Ashalim, no deserto do Negev em Israel, conta com fontes de água doce para a água de reposição de torres de resfriamento. O governo de Israel procurava uma solução que lhes permitisse o reúso de efluentes de purga tratada como reposição e água ultrapura (UPW) e minimizar a descarga aos tanques de evaporação.

Este estudo de caso mostra como a Fluence projetou e fabricou um sistema gradual de tratamento de água para produzir água para o sistema de resfriamento e água ultrapura para a caldeira de vapor.

Antecedentes

Com prazo previsto para fins de 2017, o governo de Israel tem trabalhado com a GE-Alstom e BrightSource Energy na construção da sua primeira planta de energia solar concentrada (CSP), ou planta termosolar em escala comercial no país. Situada no deserto do Negev de Israel, a planta é um dos maiores projetos deste tipo no mundo e inclui 50.600 helióstatos controlados por computador repartidos em uma área de mais de 3 km2.

Os painéis solares concentram mil vezes a luz do sol em uma caldeira montada no alto de uma torre de 200 metros de altura. A caldeira gera vapor de alta temperatura e alta pressão. Depois, as tubulações transportam o vapor a um gerador de turbina no nível do solo, que produz 121 MW de energia solar para a rede elétrica de Israel.

Desafios

O governo de Israel queria minimizar o uso de água doce no ciclo de resfriamento, no sistema de caldeira e também limitar a descarga excessiva de efluentes de purga salobra em tanques de evaporação. A Fluence projetou e forneceu um sistema de contêineres para tratar a água de purga da torre de resfriamento para seu reúso e para produzir água ultrapura (UPW) para alimentar a caldeira de vapor.

Leia a matéria na íntegra