O intuito é melhorar a integração entre os laboratórios que desenvolvem atividades de pesquisa sobre o tema
Embrapa promove padronização das metodologias de pesquisa sobre biogás
A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), promove este ano a terceira edição do Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia da Rede BiogásFert.
A ação busca melhorar a integração entre os laboratórios que desenvolvem atividades de pesquisa sobre biogás, apontar parâmetros de desempenho individual de laboratórios para os ensaios propostos, monitorar o desempenho dos laboratórios, disponibilizar informações para a identificação e solução de problemas analíticos e agregar valor ao controle da qualidade dos laboratórios.
Os laboratórios interessados podem fazer a inscrição online até o dia 20 de junho. Os laboratórios inscritos receberão a partir de julho amostras de referência para analisar o potencial de produção de biogás e metano e enviar os resultados até outubro. Não há custos com inscrição e a participação dos laboratórios é voluntária.
O esforço de harmonização das metodologias utilizadas por instituições de pesquisa no país para estudar a geração de biogás é liderado pela Rede BiogásFert e Laboratório de Estudos em Biogás da Embrapa Suínos e Aves em parceria com a Itaipu Binacional e o Centro Internacional de Energias Renováveis com ênfase em Biogás (CIBiogás-ER).
O principal resultado das ações interlaboratoriais é a criação de uma base nacional de dados sobre pesquisas em biogás, uniformizando o conhecimento adaptado às condições brasileiras e comparando os dados com bases científicas internacionais.
Fonte: Embrapa
Foto: Jairo Backes