Notícias

Embrapa promove padronização das metodologias de pesquisa sobre biogás

Publicado em 20/06/2016 às 10:21:25
Categoria(s): Energia,
Tags: biogás, digestão anaeróbia, metano,

O intuito é melhorar a integração entre os laboratórios que desenvolvem atividades de pesquisa sobre o tema

Embrapa promove padronização das metodologias de pesquisa sobre biogás

A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), promove este ano a terceira edição do Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia da Rede BiogásFert.

                                                 196

A ação busca melhorar a integração entre os laboratórios que desenvolvem atividades de pesquisa sobre biogás, apontar parâmetros de desempenho individual de laboratórios para os ensaios propostos, monitorar o desempenho dos laboratórios, disponibilizar informações para a identificação e solução de problemas analíticos e agregar valor ao controle da qualidade dos laboratórios.

Os laboratórios interessados podem fazer a inscrição online até o dia 20 de junho. Os laboratórios inscritos receberão a partir de julho amostras de referência para analisar o potencial de produção de biogás e metano e enviar os resultados até outubro. Não há custos com inscrição e a participação dos laboratórios é voluntária.

O esforço de harmonização das metodologias utilizadas por instituições de pesquisa no país para estudar a geração de biogás é liderado pela Rede BiogásFert e Laboratório de Estudos em Biogás da Embrapa Suínos e Aves em parceria com a Itaipu Binacional e o Centro Internacional de Energias Renováveis com ênfase em Biogás (CIBiogás-ER).

O principal resultado das ações interlaboratoriais é a criação de uma base nacional de dados sobre pesquisas em biogás, uniformizando o conhecimento adaptado às condições brasileiras e comparando os dados com bases científicas internacionais.

Fonte: Embrapa

Foto: Jairo Backes


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *