NOTÍCIAS

Especialista explica os efeitos da regularização da água do mar dessalinizada

No dia 18 de setembro de 2019, foram publicados no Diário Oficial da União os requisitos necessários para o procedimento que visa a obtenção de água do mar dessalinizada

agua-dessalinizada

O responsável por informar essa publicação foi a Anvisa e vale pontuar que a dessalinização se consolida como uma solução eficiente para aumentar o volume de água potável disponível.

Já o objetivo desses requisitos não se restringe apenas a assegurar que a água oferecida às pessoas seja de boa qualidade. Eles se voltam também à regularização da atividade das empresas que atuam nesse mercado, seja dessalinizando, seja envasando a água ou ambos.

Requisitos para obtenção da água do mar dessalinizada

A dessalinização da água é um procedimento automatizado, ou seja, realizado por meio de máquinas que retiram o sal presente em sua composição.

Além disso, elas adicionam componentes indispensáveis à saúde daqueles que irão bebê-la e é importante compreender quais mudanças ocorreram após a publicação da resolução.

Por isso, essa e outras questões foram levadas até os profissionais da Asstefil , empresa especializada no fornecimento de máquinas dessalinizadoras:


LEIA TAMBÉM: Franceses e israelenses estão interessados em usina de dessalinização no Ceará


 

O que mudou após Resolução da Diretoria Colegiada 316/2019?

Asstefil: Praticamente tudo, afinal, antes da resolução 316/2019 apenas a água doce podia ser envasada. Agora, com essa nova possibilidade [o envase e comércio de água dessalinizada] um novo mercado está se abrindo para todos.

O que é preciso fazer para regularizar a água do mar a ser usada?

Asstefil: O primeiro passo é registrar a água junto à Anvisa para que sejam feitas as checagens necessárias. Ela avaliará a forma de captação da água, o processo de dessanilização aplicado, o atendimento ao padrão de potabilidade, além de autorizar e especificar o produto final.

O que seria esse padrão de potabilidade?

Asstefil: Para ser considerada potável, a água deve não apenas ser limpa, mas também possuir determinados componentes, como cálcio, magnésio e potássio em quantidades determinadas. Já a presença de contaminantes biológicos, químicos e materiais estranhos e nocivos à saúde é vedada e caso a água precise ser remineralizada, os minerais devem ser do tipo alimentício.

Qual o papel das máquinas usadas para obtenção da água do mar dessalinizada?

Asstefil: As máquinas retiram o sal da água através de diferentes processos de purificação e filtragem, além disso, por meio delas é possível adicionar os componentes já citados. As máquinas fabricadas pela Asstefil foram especialmente projetadas para atender os requisitos da Anvisa, além de tornar o processo mais rápido e eficiente.

Uma verdadeira revolução

Se para o público leigo a regularização da dessalinização da água pode parecer algo de pouca importância, para a indústria e os especialistas trata-se de uma verdadeira revolução.

A verdade é que a água doce é cada vez mais escassa e a possibilidade de tornar a água do mar potável pode ser entendida como uma verdadeira salvação para a humanidade.

Fonte: Terra.