NOTÍCIAS

Edital para estudo de usina de dessalinização da água do mar

Foi lançado pelo Governo do Estado do Ceará, o edital para a elaboração de estudos para a construção de uma planta de dessalinização de água do mar

Conforme publicado pelo O POVO de 13/03/2017, foi lançado pelo Governo do Estado do Ceará, o edital para a elaboração de estudos para a construção de uma planta de dessalinização de água do mar.

A data limite para apresentação de propostas ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) é o dia 12 de maio de 2017.

A usina terá capacidade de 1m³/s, o equivalente a 12% do consumo de água em Fortaleza. A previsão é que a mesma comece a ser construída a partir do ano que vem e que a partir de 2020 já se torne possível o uso desta água, para o consumo humano, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), beneficiando cerca de 720.000 pessoas.

Assim como o estudo, a usina será construída por meio de parceria público-privada (PPP), na qual a participação do Governo do Estado, está limitada à garantia da compra de água tratada, correndo por conta do investidor privado a responsabilidade todos os investimentos para a construção da usina, bem como a operação e manutenção da mesma, durante todo o período estabelecido no contrato.

As propostas de manifestação de interesse (PMI) serão analisadas no prazo aproximado de 30 dias, e, a empresa vencedora da licitação terá 150 dias para a elaboração do estudo.

Em fase seguinte, será realizada nova licitação, para definir a empresa que executará a construção da usina e assumirá a responsabilidade de operação da mesma, durante os 23 anos seguintes.

 

Clovis Betti

Consultor

clovisbetti@saneamentobasico.com.br