NOTÍCIAS

Do resíduo à riqueza: transforme as águas residuais em um produto valioso

Do resíduo à riqueza – A água é a segunda fonte de energia mais renovável do mundo, atrás apenas da energia eólica por uma pequena diferença.

Infelizmente, milhões de litros de água são desperdiçados a cada ano, o que, por sua vez, causa não apenas poluição, mas também enormes perdas financeiras para as empresas

Do resíduo à riqueza

Imagem Divulgação Veolia

Se você está procurando uma maneira de superar esses problemas, o tratamento de efluentes e o seu reuso é uma boa opção. É uma forma eficaz de tratar a água que permite proteger o meio ambiente e ao mesmo tempo efetuar a reutilização.

Interessado em entender como isso é possível? Este artigo “Do resíduo à riqueza” dará uma ideia do que é o tratamento de efluentes, como é o processo e os benefícios do uso do tratamento de efluentes.

O que entendemos por águas residuais?

A água residual é simplesmente a água usada antes de ser descarregada em corpos d’água As águas residuais também podem incluir água de outras fontes como chuvas e inundações.

Sempre que as águas residuais são descartadas em corpos d’água , ocorrem riscos de causar infecções e contaminações . Corpos hídricos locais, como lagoas, lagos e rios, podem suportar pequenas descargas de água ao longo do tempo, mas quando a maior parte da água descartada está poluída é que o problema começa a surgir.

Você pode estar se perguntando por que a água da chuva e das enchentes são consideradas águas residuais, o que é compreensível. Devemos assumir que a chuva é limpa, certo?

Nesse caso, é preciso lembrar que chuvas e enchentes carregam detritos de estradas e ruas para os canais de esgoto. Esses resíduos podem ser prejudiciais ao abastecimento de água local, ocasionando as contaminações do manancial que abastece os serviços locais de tratamento de águas.

Portanto, é importante utilizar uma estação de tratamento de efluentes para evitar danos ao meio ambiente. Vejamos algumas razões adicionais pelas quais o tratamento de águas residuais é tão crucial.

Por que é importante tratar e reutilizar as águas residuais?

O meio ambiente está em estado de extremo perigo. Vemos isso por causa da evidente mudança climática que afeta todo o planeta, verifica-se atualmente o aquecimento gradativo do planeta com aumento do nível do mar.

Para evitar aumentar ainda mais essa devastação do nosso planeta, as águas residuais devem ser tratadas antes de serem descartadas em fontes naturais de abastecimento de água. As águas residuais não tratadas podem prejudicar e potencialmente destruir os seres vivos destes mananciais como peixes e plantas.

A água local contaminada por esgoto não tratado também pode contaminar a água que as comunidades acabam retirando para o seu consumo, cabendo aos órgãos de controle ambiental e aos municípios efetuar a interrupção na utilização. A melhor maneira de evitar isso é tratar as águas residuais antes de serem descartadas de volta na natureza.


LEIA TAMBÉM: SERVIÇOS MÓVEIS DE ÁGUA DA VEOLIA WATER TECHNOLOGIES DISPÕE DE UMA AMPLA GAMA DE TECNOLOGIAS “PLUG AND PLAY”


Soluções de águas residuais: processo de tratamento

Então, como funciona de uma forma simples o tratamento de efluentes ou águas residuais ?

Existem algumas etapas de tratamento de efluentes que precisam ser feitas em uma ordem específica para que o efluente seja tratado adequadamente.

A primeira etapa é quando os efluentes passam por um sistema de gradeamento que remove pedaços grandes de materiais e detritos , como papel, madeiras, pedras, sedimentos, plásticos, metais e outros que são descartados conjuntamente com a parte líquida. Depois disso, é importante remover a areia e o lodo, pois podem danificar os equipamentos de bombeamento da estação de tratamento de efluentes, são tanques chamados de caixas de areia

Na sequência temos o processo de decantação por gravidade que remove o material orgânico e outros que possam ser separados e decantados , chamamos de tanque de decantação primária. O excesso de material decantado , chamado de lodo, é então transferido para outra área do tanque, onde pode ser coletado para posterior tratamento visando a remoção de água.

O efluente é então decomposto por microorganismos que estão presentes no próprio efluente , em um processo biológico aeróbico , chamado de lodo ativado. Nesta etapa é introduzido oxigênio através de compressores de ar , com a distribuição no efluente para promover o crescimento destes microrganismos, este processo ocorre num tanque de aeração.

Os microrganismos decompõem ainda mais os contaminantes de origem orgânica dos efluentes, mais uma vez, o excesso é separado da água filtrada para tratamento adicional numa etapa chamada de adensamento e desaguamento de lodo.

Finalmente, o efluente tratado que sai deste processo de lodo ativado passa por um processo de desinfecção que pode ser feito com adição de produtos químicos desinfectantes ou com ultravioleta. Esse processo geralmente é repetido várias vezes, para que a efluente tratado possa ser reutilizado, indo do resíduo à riqueza.

Benefícios adicionais do tratamento de água residuais

O tratamento e a purificação de águas residuais contribui tanto para o meio ambiente quanto para a saúde das comunidades locais.. Aqui estão alguns benefícios adicionais do tratamento de águas residuais:

  • Economia de recursos com abastecimento de águas.
  • Melhora a eficiência dos processos de fabricação industrial.
  • Aumento da taxa de recuperação de subprodutos.
  • Reduz o desperdícios nos processos de produção.

A lama ou lodo que sobra do processo pode ser uma fonte de energia biodegradável.

Introdução ao seu plano de tratamento de águas residuais

Um agradecimento especial a você não apenas por ler isso, mas também por seu interesse em tratar as águas residuais como forma de proteger o meio ambiente. Se você estiver pronto para iniciar sua jornada de tratamento de efluentes, convidamos você a dar uma olhada em algumas das soluções de efluentes que oferecemos.

Na Veolia, nos orgulhamos de cuidar da água do nosso planeta. Nossas tecnologias garantem o saneamento completo de suas águas residuais e vêm com o objetivo de reduzir sua pegada hídrica.

Também oferecemos serviços de tratamento de água em geral , como serviços móveis de produção de água e reuso. Nossa equipe é composta por especialistas em águas para encontrar a solução mais adequada para os problemas relacionados com as águas residuais .

A Veolia desenvolve ativamente várias alternativas tecnológicas

ACTIFLO – É uma tecnologia que oferece um processo de clarificação de água compacto e de alta velocidade. Foi desenvolvido e patenteado exclusivamente pela Veolia Water Technologies. Com mais de 1.000 referências em todo o mundo, Actiflo® é utilizado para o tratamento de águas e efluentes municipais e industriais

MBBR – Tecnologia para redução de carga orgânica e nutrientes, pode ser implementado em estações de tratamento de efluentes que precisam aumentar a capacidade e/ou qualidade da água tratada e que não tem espaço físico suficiente para a ampliação..

BIOTHANE – Biobed é um tratamento biológico anaeróbico de efluentes, projetado com altas taxas no seu reator, com elevada eficiência para remoção de elevados teores de DBO/DQO..

A experiência em várias plantas industriais mostrou que o sistema Biobed® Advanced requer menor investimento, com custos operacionais mais baixos e requer menos intervenção do operador em comparação com outros sistemas anaeróbios existentes no mercado.

ANITA, seu principal objetivo é tratar as concentrações de nitrogênio naturalmente presentes em determinadas águas residuais, de forma a garantir uma melhor reutilização ou recuperação das correntes de águas tratadas . Estes processos cumprem as mais recentes normas aplicáveis e distinguem-se por um consumo energético muito baixo, próximo da autossuficiência energética.

Saiba mais sobre tratamento de águas

Há muito mais a dizer sobre águas residuais e como você pode aproveitá-las. Este artigo “Do resíduo à riqueza” visou apenas apresentar uma introdução simples num tema que é bastante abrangente.

Para mais informações, visite nossa página. Além disso, você pode se inscrever em nossos boletins informativos para obter atualizações sobre tendências em tratamento de água, bem como nas mais variadas e recentes tecnologias.

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com quase 179000 assalariados, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

Em 2019, o grupo Veolia trouxe água potável para 98 milhões de habitantes e saneamento para 67 milhões, produziu cerca de 45 milhões de megawatt/hora e valorizou 50 milhões de toneladas de resíduos. Veolia Environnement (Paris Euronext : VIE) realizou em 2019 um faturamento consolidado de 27,189 bilhões de euros. www.veolia.com

Fonte: Veolia


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PRODUÇÃO LEITEIRA: PROGRAMA AJUDA A ECONOMIZAR MAIS DE 56 MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA EM 2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: TÉCNICAS AGRÍCOLAS QUE REDUZEM DEPENDÊNCIA DO BRASIL POR FERTILIZANTES