NOTÍCIAS

Distribuidores Rotativos para Filtros Biológicos SIGMA®

Pela sua simplicidade, baixo custo de manutenção e operação, os filtros biológicos são amplamente empregados em sistemas de tratamento de esgotos sanitários e efluentes industriais.

filtros-biologicos

Uma vez que o princípio básico de funcionamento e toda a eficiência dos filtros biológicos dependem da percolação homogênea de todo o efluente a ser tratado, vê-se nos distribuidores rotativos uma solução simples e eficaz para a qualidade do tratamento.

A SIGMA® projeta distribuidores rotativos específicos para cada aplicação. Tratam-se dos modelos DRFB e DRFB-E.

 

O princípio de funcionamento é simples: o esgoto entra no filtro por uma tubulação no centro do tanque, alimentando a coluna central do distribuidor. O conjunto móvel é montado sobre esta coluna e divide a vazão pelos braços distribuidores. Os braços possuem bocais posicionados proporcionalmente à vazão, diâmetro e à velocidade de giro, tipo flat nozzle. Estes são fabricados em neoprene, em quantidade adequada e proporcional à vazão de trabalho, com forma própria e projetados para promover uma abertura em “leque” do líquido – esta abertura amplia a área de distribuição do esgoto sobre o leito filtrante. Os bocais são montados lateralmente ao braço; dessa forma, durante a descarga do esgoto, é gerada uma componente de força hidráulica que promove o giro do conjunto.

O Distribuidor Rotativo para Filtro Biológico Marca SIGMA® – Modelo DRFB é composto basicamente de uma estrutura central fixa e um conjunto móvel com 2, 4 ou 6 braços distribuidores com bocais. Os braços são fixados ao corpo móvel e tirantes permitem o ajuste correto do nivelamento na fase de montagem.

Com sistema exclusivo desenvolvido pela SIGMA®, o conjunto móvel do distribuidor possui um mancal de rolamento de fácil acesso e sem contato com o líquido, conferindo grande vida útil e baixíssima manutenção. Esse mancal é lubrificado por um dispositivo automático, montado na parte superior do equipamento, com capacidade de lubrificação constante. Este dispositivo dura de 06 (seis) meses a 01 (um) ano, dependendo do ambiente e temperatura local, sendo posteriormente substituído por um novo similar. O sistema de vedação entre o corpo fixo e o corpo girante é do tipo driver-flag, dispensando o uso de componentes de desgaste como anéis retentores e anéis de vedação, itens de manutenção constante.

Normalmente são construídos em aço carbono com revestimento em epóxi contra oxidação. Opcionalmente, podem ser revestidos por galvanização a quente ou fabricados em outros materiais como aço inoxidável.

Podem ser fornecidos opcionalmente com acionamento eletromecânico (Modelo DRFB-E), proporcionando o controle na rotação dos braços.

Para mais detalhes, consulte o nosso catálogo técnico ou solicite a ajuda de nossos consultores para seleção do melhor equipamento para sua necessidade.

www.sigma.ind.br / comercial@sigma.ind.br

Visite a página da Sigma no Portal TA e solicite sua cotação on-line!