Notícias

O que são dioxinas e como estão presentes nos alimentos?

Publicado em 30/11/2020 às 09:31:50

As Dioxinas são contaminantes persistentes que podem ser encontrados na água, no solo contaminado e no ar

 

alimentos

 

As dioxinas são formadas principalmente através de processos industriais, como a incineração de substâncias restantes de operação industrial, e como são acumulativos, podem se tornar prejudiciais para a saúde.

A União Européia possui um conjunto de medidas regulamentares rígidas para administrar a presença de dioxinas, PCBs e POPs, tanto em alimentos quanto em produtos da área alimentícia. Por isso, produtos contaminados com dioxinas infringe as leis de seus mercados aos quais forem destinados.

Deste conjunto de compostos formados, 17 são considerados os mais tóxicos e devem ser verificados nos alimentos.

A maior forma de contato humano com às dioxinas e PCB’s é através do consumo de alimentos. Uma vez que a mais notável fonte são os alimentos de origem animal e seus derivados.

Por que dioxinas são prejudiciais a saúde?

Compostos como as Dioxinas e PCB’s são altamente tóxicos e cancerígenos. Sendo que a exposição com altos níveis de dioxinas podem gerar ferimentos na pele, cloroacne, manchas escuras e mudanças nas funções do fígado.

Além disso, pode afetar a imunidade e os sistemas endócrino, reprodutor e nervoso.

Os mais propensos à riscos que envolvem a exposição pelas dioxinas são as gestantes, pelo feto ainda estar em crescimento, e recém-nascidos.

Como evitar as dioxinas nos alimentos?

A fim de evitar a contaminação dos alimentos pelas dioxinas é preciso que haja um monitoramento e controle rígido destas substâncias. E, vale considerar que é importante fazer o controle desde também das matérias-primas e dos alimentos para animais, ou seja considerar início da cadeia alimentar.

Como dito anteriormente, a maior forma de exposição humana ocorre através da ingestão de alimentos. Portanto, torna-se necessário que a produção de alimentos obedeça as normas necessárias para garantir que haja monitoramento dos níveis de dioxinas, para que estes não estejam acima do permitido.


LEIA TAMBÉM: O QUE SE SABE SOBRE O NOVO VÍRUS CHAPARE, CAUSADOR DE FEBRE FATAL COM TRANSMISSÃO ENTRE HUMANOS


Como nós podemos ajudar sua empresa?

Nossos testes de dioxina e furano são capazes de identificar onde estão ocorrendo as emissões tóxicas e assim contribuir para melhorar a segurança de suas operações.

Nosso objetivo é poder colaborar na limpeza do ar, da água e do solo em áreas industriais ativas e ociosas. Além disso, realizamos monitoramento dos níveis de dioxinas e furanos em alimentos e rações animais.

Em nossa rede global de laboratórios de alimentos podem ser realizados os seguintes testes:

  • Cromatografia em fase gasosa de alta resolução/espectometria de massa (HR-GC/MS)
  • Cromatografia em fase gasosa-Espectrometria de massa/Espectrometria de massa (GC-MS/MS)

Somos credenciados e reconhecidos em nível local e internacional, como um dos melhores e mais confiáveis laboratórios do mundo em testes de dioxinas e furanos. Com a nossa análise em laboratório, sem dúvida nenhuma seus processos de produção serão cuidadosamente examinados para controlar e reduzir a emissão desses compostos.

Dependendo das prioridades e necessidades da sua empresa, podemos testar uma série de substâncias com a finalidade de avaliar o risco potencial de exposição humana a dioxinas e furanos, incluindo: solos e sedimentos, água, ar, emissões de chaminés, tecido vegetal e animal, alimentos e rações animais. Testamos milhares de amostras todos os anos e estamos sempre atualizados em relação às mais recentes exigências regulatórias. Se for o caso, também podemos fornecer apoio permanente para as áreas contaminadas e restauração do local.

Através de nossos laboratórios internacionalmente reconhecidos pode auxiliar sua empresa a garantir um ambiente de trabalho limpo e saudável para o seu negócio.

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato com a nossa equipe para garantir um histórico de segurança para a sua empresa

Environment, Health and Safety
comercial.ehs@sgs.com

SOBRE A SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Reconhecida como referência global em qualidade e integridade, a SGS conta com mais de 94.000 funcionários e opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

Fonte: SGS Group.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *