NOTÍCIAS

Planta de Dessalinização por Osmose Reversa de Águas Salobras em Contêineres

A dessalinização de águas salobras subterrâneas proposta pela Fluence diminuiu a escassez de água em uma cidade de Chipre.

dessalinizacao-osmose-reversa

 A dessalinização em contêineres de baixo ruído e área de implantação pequena permitiu que a Fluence instalasse uma planta num bairro residencial.

A Fluence abordou a escassez de água cada vez mais severa na cidade de Limassol no Chipre construindo uma planta de dessalinização de água salobra num contêiner de osmose reversa que produz 10.000 l/d de água potável purificada de alta qualidade, que cumpre com todos os requisitos das regulações de água potável da OMS.

Antecedentes

A cidade de Limassol no Chipre experimentava uma escassez cada vez mais severa de água, com cortes regulares no serviço de água. A água subterrânea no aquífero local não era apta para o consumo humano e a população em crescimento e a indústria turística que se ampliava pressionavam o abastecimento de água existente.

Uma fonte de água potencial significativa para la cidade era o aquífero de Garillis, que está em uma área residencial. Sua água não era conveniente para o consumo humano devido aos altos níveis de sais e nitratos. O Departamento de Desenvolvimento de Água de Chipre (WDD) concedeu à Fluence um contrato tipo BOT (build operate transfer) para oferecer uma solução rentável para enfrentar a escassez de água sem prejuízos à população local.

Desafios

A localização do aquífero no meio de um bairro significou que a espaço de terra disponível era limitado para a planta e o equipamento não poderia ser ruidoso. Como o objetivo era a produção de água potável o produto final tinha que cumprir com exigências de qualidade muito rígidas. A remineralização devia ser obtida utilizando uma mínima quantidade de produtos químicos.

Leia a matéria na íntegra

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: