NOTÍCIAS

Dessalinização de água do mar para resort na Costa Rica

Solução de dessalinização de água do mar garantiu uma fonte confiável de água potável e reduziu a dependência dos aquíferos

 

dessalinizacao-de-agua-do-mar

 

Devido a uma seca local em curso, o Reserva Conchal – um resort de praia, campo de golfe e spa na Costa Rica – enfrentava escassez de água por vários anos, com mais anos de seca esperados no futuro.

Este estudo de caso mostra como a RWL Water introduziu a Costa Rica na dessalinização em contêineres, a melhor opção disponível para o Reserva Conchal nesta situação extrema.

Background

O Reserva Conchal está localizado na Praia Conchal, em Cabo Velas, um destino turístico popular a cerca de 45 minutos de carro do Aeroporto Internacional Liberia. A propriedade, que é considerada um dos resorts mais luxuosos da Costa Rica, inclui um campo de golfe e um hotel de cinco estrelas all-inclusive, bem como um empreendimento imobiliário residencial.

Ao lado da propriedade, um pedaço de terra é reservado para um refúgio de vida selvagem, que abriga aproximadamente 32 espécies de aves, 12 espécies de mamíferos, vários répteis e anfíbios, bem como uma ampla gama de plantas locais. A reserva, que cobre quase 40 hectares, é extremamente popular entre os hóspedes e proprietários do Reserva Conchal.

Para garantir uma fonte confiável de água potável e reduzir a dependência de aquíferos estressados, em 2016 o Reserva Conchal entrou em contato com a RWL Water para instalar uma planta de dessalinização.

Desafios

Desde o final de 2014, Guanacaste, a segunda maior província da Costa Rica, experimentou uma das piores secas registradas na sua história. Com a seca, a recarga do aquífero diminuiu, aumentando a salinidade das poucas águas subterrâneas restantes nos aquíferos costeiros. Além disso, não há infraestrutura para transportar água em longas distâncias.

A principal indústria de Guanacaste é o turismo, e a falta de água pode prejudicá-lo. A nível nacional, a indústria gerou cerca de US $ 2,8 bilhões em receita e empregou 600 mil pessoas, direta e indiretamente em 2015, de acordo com o The Tico Times. Naquele ano, um número recorde de visitantes de todo o mundo – 2,66 milhões – visitou o país centro-americano. De acordo com dados do Banco da Costa Rica, espera-se que a receita do turismo atinja US $ 3,1 bilhões em 2017.

Juntamente com o aumento da demanda dos residentes, a escassez de água é um problema real, com potenciais repercussões em toda a economia.

O Reserva Conchal precisava de uma solução que não afetasse o meio ambiente. Não só era necessário um abastecimento sustentável de água potável de alta qualidade, mas a tecnologia tinha que ser alojada de forma a evitar que o ruído causasse danos ao cenário natural. Acima de tudo, o tempo era uma consideração urgente.

O Nirobox™ da RWL Water forneceu ao Reserva Conchal uma opção atrativa. O sistema em contêiner poderia fornecer todos os benefícios da dessalinização sem exigir uma enorme pegada ou grande investimento de infraestrutura. Poderia misturar-se facilmente com os arredores sem prejudicar a paisagem. E o seu projeto plug-and-play significou que poderia estar funcionando em muito pouco tempo.

Soluções

Embora esta tenha sido a primeira instalação de dessalinização de água do mar na Costa Rica, o Reserva Conchal confiou na capacidade da RWL Water de selecionar as tecnologias apropriadas devido à sua vasta experiência com dessalinização, tanto em contêineres quanto fixa.

O cliente precisava de uma solução com uma alta taxa de recuperação que apresentava baixo consumo de energia e requeria um uso mínimo de produtos químicos. O sistema tinha que ser silencioso, ter uma pequena pegada física e um baixo impacto ecológico. Foi necessária uma capabilidade de captação e descarga inteligente para minimizar os impactos associados à sucção na captação e para difundir a salmoura o máximo possível.

O processo trata uma alimentação de água do mar com 35.000 ppm com:

– Filtro de discos
– Ultrafiltração
– Osmose reversa
– Remineralização para qualidade de água potável

A instalação de três unidades Nirobox™ foi projetada para ter uma capacidade total de aproximadamente 1.500 metros cúbicos de água por dia. O sistema partiu apenas oito meses após a colocação do pedido, com um plano para aumentar gradualmente a dependência do sistema com a aproximação da temporada turística.

Resultados

Com água dessalinizada prontamente disponível, o resort poderá operar na ocupação total mesmo na estação seca, irrigando campos de golfe, fornecendo água para piscinas e fornecendo água de serviço ao longo do desenvolvimento do empreendimento.

A RWL Water pôde ajudar o Reserva Conchal a garantir rapidamente uma fonte de água confiável, econômica e eficiente em termos de energia, sem perturbar o ambiente local.

Fonte: RWL Water, adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br