NOTÍCIAS

De 30 minas d’água, apenas quatro estão potáveis em Volta Redonda, RJ

Fontes ficam nos bairros Sessenta, Siderópolis, Vila Brasília e Santa Rita.
Segundo Saae, vândalos retiram placas de alerta e prejudicam moradores.

349

De 30 minas d’ água, 26 estão impróprias para o consumo em Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro. Somente quatro fontes tem água que não coloca em risco a saúde dos consumidores. As minas ficam nos bairros Sessenta, Siderópolis, Vila Brasília e Santa Rita. Elas são monitoradas todos os meses pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Segundo o Saae, os moradores não são informados se a água é potável, pois as placas instaladas pela prefeitura são retiradas por vândalos. Os alertas são feitos pela Vigilância Sanitária, que é responsável por fixar as placas e fazer exames. As minas que estão desativadas são utilizadas por falta de sinalização.

“Normalmente, após fixar, quando nós retornamos, as placas não estão mais no local. Essa placa é o nosso indicador para a população consumi-la ou não. No momento de uma chuva, pelo material ser muito poroso, ela vai mudar a coloração e ela pode se tornar imprópria para o consumo”, relatou a chefe de Divisão de Tratamento de Água, Jaciara Bandeira.

Os moradores que consumirem água imprópria podem apresentar sintomas de intoxicação como vômitos, diarreias e dor no estômago.

Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
SUMMIT CHANNEL PARTNERS 2025 PARCEIROS DE CONFIANÇA E INOVAÇÃO

Summit Channel Partners 2025: parceiros de confiança e inovação

Vamos juntos moldar o futuro do tratamento de água! A Veolia convida empresas de engenharia, OEMs e consultores especializados para um encontro exclusivo que promete revolucionar o setor de tratamento de águas. O Summit Channel Partners 2025 acontecerá no dia 20 de outubro, em São Paulo, reunindo parceiros estratégicos que buscam explorar as principais tendências e inovações do mercado.

Continuar lendo »
Saneamento e mudança climática entidades do setor criam documento orientador para um futuro hídrico sustentável, rumo à COP30, em evento em Belém

Saneamento e mudança climática: entidades do setor criam documento orientador para um futuro hídrico sustentável, rumo à COP30, em evento em Belém

Organizada pela Aesbe e AESabesp, a terceira edição do Relatório “Diretrizes aos prestadores de serviços de água e esgoto para o enfrentamento de eventos adversos” será lançada em Belém, no Pará, em 2 de outubro, durante a abertura da Casa do Saneamento da Funasa, evento pré-Conferência do Clima, que acontecerá de 30 de setembro até dia 2.

Continuar lendo »