Notícias

DAE multa indústria por despejo de esgoto in natura em Santa Bárbara d’Oeste/SP

Publicado em 02/04/2019 às 10:44:22

Fiscais do DAE encontraram irregularidades em indústria de Santa Bárbara d’Oeste — Foto: DAE Santa Bárbara d’Oeste

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d’Oeste (SP) autuou nesta segunda-feira (1º) uma indústria por despejar resíduos in natura na rede coletora do município. O esgoto atingiu a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Toledos 1, conforme o departamento.

“O esgoto industrial ‘in natura’ chegou até a ETE Toledos I e afetou as características físico-químicas do efluente que é tratado na estação, causando dano ao sistema biológico do tratamento”, comunicou o departamento, em nota.

O DAE informou também que a prefeitura e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) estiveram na fiscalização e emitiram autuações.

Fiscalização

A fiscalização começou na sexta-feira (29), quando foram identificados dois lançamentos irregulares de esgoto. Os fiscais conseguiram localizar a empresa responsável.

Segundo o departamento, as empresas não podem despejar o resíduo industrial sem um pré-tratamento.

Nesta segunda-feira, uma força-tarefa foi à indústria e encontrou duas irregularidades. “A primeira quanto ao despejo irregular de efluente industrial sem o devido tratamento, a segunda, quanto ao lançamento de água pluvial – água de chuva -, em rede coletora de esgoto”.

O DAE multou a empresa e orientou o responsável para que não haja reincidência, o que geraria “medidas mais drásticas”, segundo o departamento. A multa equivale a três vezes o valor da última fatura paga pela empresa.

Fonte: G1.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *