NOTÍCIAS

Corsan inicia obras para ampliar capacidade de abastecimento de água em Panambi no RS

Reserva saltará de 2,205 milhões para 4,455 milhões de litros

abastecimento-agua
Imagem Ilustrativa

A Corsan deu ordem de início para obras que irão beneficiar o abastecimento em Panambi. A capacidade de tratamento de água passará de 120 para 225 litros por segundo, aumento de 90%.

A reserva saltará de 2,205 milhões para 4,455 milhões de litros, acréscimo de 102%. Investimento de R$ 20,2 milhões, será feito com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O anúncio do início das obras ocorreu durante evento virtual realizado nesta quinta-feira (11/3). O investimento inclui a execução de melhorias na captação de água bruta, com troca dos grupos motor-bomba, nova subestação de energia elétrica e novo centro de controle de motores.

Também estão previstos novo bloco hidráulico na Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade de 150 litros por segundo; dois novos reservatórios (um semienterrado de 2 milhões de litros e outro elevado de 250 mil litros); retrofit (modernização) do bloco hidráulico existente, de 75 litros por segundo; subestação; casa de química; unidade de tratamento do lodo resultante da ETA; interligação da adutora de água bruta existente; e substituição de 15,7 quilômetros de redes de água.


LEIA TAMBÉM: COM BARRAGENS QUASE EM 60%, SANEPAR ELEVA MARCA PARA SUSPENDER RODÍZIO PARA 80%


Desenvolvimento tecnológico

No evento virtual, o diretor de Expansão da Corsan, Julio Eloi Hofer, afirmou que a ordem de início simboliza o esforço coletivo realizado a favor dessa conquista.
“Esta obra foi incluída entre as nossas prioridades, visto que é uma demanda histórica, necessária para o futuro do município. Representa também a preocupação ambiental da companhia, além de trazer mais eficiência e desenvolvimento tecnológico”, acrescentou.

Para o prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, é a realização de uma antiga demanda da comunidade. “Este investimento tão esperado é importantíssimo por acompanhar o crescimento da cidade”, disse. O prazo de finalização das obras é de 840 dias.

Entre os investimentos recentemente da Corsan em Panambi se destaca a nova adutora de água bruta, com diâmetro de 400 mm, finalizada em outubro de 2019, no valor de R$ 1,1 milhão.

Fonte: Portal Camaquã.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA EXIGE SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA (SBN)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INTEGRADO DE SANEAMENTO (PEIS) PARA INVESTIMENTOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: