NOTÍCIAS

Coronavírus: Samae de Caxias do Sul/RS garante qualidade da água para consumo

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul/RS reforça à população que sua maior prioridade é proteger a saúde e a segurança.

 

samae

 

O Samae Informa que não foi detectado o vírus da covid-19 no abastecimento de água potável.

 

O SARS-CoV-2, causador do Covid-19, é um tipo de vírus particularmente suscetível à desinfecção. Dessa forma, os processos padrões de tratamento são eficazes para eliminar patógenos, inclusive o vírus. O Samae realiza o controle de prevenção de doenças adotando os procedimentos exigidos pelo Ministério da Saúde e controla a qualidade da água produzida e distribuída.

Também destaca que todos os sistemas de tratamento de água da cidade possuem a etapa de desinfecção. “Além disso, seguimos as recomendações para aumentar a concentração de cloro residual livre na água fornecida pelos veículos transportadores (caminhões pipa), mantendo abaixo do valor máximo permitido exigido pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 05/2017”, explica o gerente de Tratamento de Água da Autarquia, Tiago Antonio Marcon.

Para abastecer a cidade, o Samae depende do represamento de arroios que formam pequenos lagos, de onde a água é captada e bombeada para as estações de tratamento. Lá, ocorrem diversos processos físicos e químicos capazes de transformar a água bruta em água própria para o consumo, segundo padrões legais de potabilidade.


LEIA TAMBÉM: ANÁLISE DE ESGOTO PODERÁ DAR PISTAS DO AVANÇO DO CORONAVÍRUS E DRIBLAR FALTA DE TESTES, AFIRMAM PESQUISADORES.


“Após tornar-se potável, essa água é armazenada em reservatórios para, em seguida, ser levada à residência do consumidor por meio de um complexo sistema de tubulações formado por adutoras, subadutoras e distribuidoras. Por fim, é feita a instalação do ramal predial, o que possibilita que a água chegue nas casas com qualidade”, informa Marcon.

 

Etapas para o tratamento da água

Depois de captada e levada à Estação de Tratamento, a água passa por 06 diferentes etapas até tornar-se potável. São estes os processos que garantem a qualidade da água consumida pela sua família:

  1. COAGULAÇÃO: Nessa etapa inicial ocorre a adição de sulfato de alumínio, um produto químico que possibilitará a união das partículas sólidas em suspensão na água;
  2. FLOCULAÇÃO: Aqui, as partículas sólidas unem-se em flocos maiores, o que facilitará o processo seguinte;
  3. CLARIFICAÇÃO: Depois de se agruparem em flocos maiores, ocorre o acúmulo destes flocos no fundo do decantador. É nesta fase que se inicia a coleta superficial da água;
  4. FILTRAÇÃO: Como o próprio nome já diz, nesta etapa a água passa por filtros compostos por camadas de antracito, areia e pedras de diversos tamanhos. É aqui que as pequenas impurezas ficam contidas;
  5. DESINFECÇÃO: Quase no fim do processo é feita a aplicação de cloro gás, hipoclorito de sódio ou outro produto adequado para a eliminação de microrganismos causadores de doenças;
  6. FLUORETAÇÃO: Por último também é aplicado flúor para a prevenção de cáries.

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul.