Notícias

Estudo: contaminantes da água potável causam 100.000 cânceres

Publicado em 19/12/2019 às 10:13:16

Pesquisadores sugerem maneiras de reduzir riscos de contaminantes nas fontes de água

contaminantes-agua-potavel-100000-canceres

O grupo que realiza o estudo recomenda o uso de filtros de água domésticos, escolhidos especificamente para contaminantes na fonte de água.

Um novo estudo do Environmental Working Group (EWG) sobre contaminantes na água potável, realizado entre 2010 e 2017 nos Estados Unidos, sugere que eles podem causar 100.000 casos de câncer por toda a vida. A equipe de pesquisa formada por Sydney Evans, Chris Campbell e Olga V. Naidenko atribuiu o risco acumulativo principalmente ao arsênico, derivados desinfecção e contaminantes radiológicos. Eles descobriram que o risco é distribuído de maneira desigual entre os estados e que o risco de câncer acumulativo por contaminantes na água potável é aproximadamente o mesmo que o risco de contaminantes do ar. A redução da contaminação química da água potável é, portanto, uma oportunidade significativa para a proteção da saúde pública.

Risco Acumulativo de Câncer

O estudo atual é representativo de uma nova corrente de pesquisa que favorece uma estrutura de avaliação agregada e acumulativa para estudar vários contaminantes juntos, em vez de estudar isoladamente contaminantes individuais. Sydney Evans, principal autor do estudo, disse o seguinte: No mundo real, as pessoas estão expostas a combinações de produtos químicos, por isso é importante começarmos a avaliar os impactos na saúde observando os efeitos combinados de vários contaminantes.
Seguindo as etapas de outro estudo do EWG da Califórnia sobre substâncias cancerígenas na água potável no início deste ano, o estudo atual é o primeiro em sua expansão da estrutura de risco de câncer acumulativo para 22 substâncias cancerígenas e um conjunto de dados derivados de 48.000 sistemas de água comunitários. Estes sistemas atendem a 279 milhões de americanos, ou 86% da população. A equipe reduziu o risco de vida para quatro casos de câncer por cada 10.000 pessoas, com base em uma vida útil de 70 anos. Mas os pesquisadores insistem que suas estimativas são conservadoras devido ao monitoramento inadequado.

Salvaguardas da Água Limpa

As descobertas da equipe reforçam o argumento a favor do investimento em proteção da água de origem americana como estratégia na guerra contra o câncer, uma doença que mata 600.000 por ano e custa USD 80,2 bilhões em tratamento. Enquanto isso, os consumidores podem ver a água engarrafada como uma alternativa viável à água potável, mas Evans explicou:

“É incrivelmente cara comparado à água da torneira e não há garantia de que será menos contaminada”.

Em vez disso, o EWG recomenda o uso de filtros de água domésticos, escolhidos especificamente para contaminantes na “água de origem” dos usuários finais, depois de verificar os relatórios locais de água ou consultar o banco de dados de água de torneira do EWG. Os autores alertam que os padrões da água não foram atualizados com a ciência mais recente; portanto, a água que atende aos padrões legais atuais ainda pode representar riscos.

Recomendações do EWG

O EWG também recomenda manter o escoamento industrial, o escoamento de fertilizantes e o esterco carregado de nitrato com protetores e cultivos de cobertura fora da água de origem de maneira proativa antes que elas se tornem um problema.

“Impedir que entre é muito melhor e muito mais barato”, disse Evans.


LEIA TAMBÉM: MEMBRANAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA E SEUS PROCESSOS.


No entanto, as faixas de proteção podem não ser adequadas em muitos cenários. A contaminação por radiação nos Estados Unidos, por exemplo, geralmente entra nas águas subterrâneas através de reservatórios subterrâneos, portanto não há como proteger a água da fonte. Em vez disso, o radônio deve ser removido. Além disso, a contaminação por arsênico costuma ser atribuída a fontes industriais, embora muito arsênico seja encontrado naturalmente na água da fonte.

Entre em contato com a Fluence para aprender sobre soluções sustentáveis para a remoção de agentes cancerígenos nos sistemas de água da comunidade.

Confira as soluções e produtos da Fluence.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *