NOTÍCIAS

Contaminação por arsênio pode atingir 50 milhões no Paquistão

Material é contraído na água, e pode causar doenças cardíacas e câncer

arsenio

Cerca de 50 milhões de pessoas que vivem no Vale do Indo, no Paquistão, correm risco de serem contaminados por arsênio, por meio da água, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira no periódico “Science Advances”.

Os responsáveis pela pesquisa elaboraram um mapa que indica as áreas com probabilidade de contaminação, baseados em uma análise da qualidade da água em aproximadamente 1.200 bombas de água subterrâneas.

Cerca de 88 milhões de pessoas moram nessas áreas de risco. Como cerca de 60% a 70% da população consome água subterrânea, os pesquisadores chegaram aos 50 milhões de possíveis contaminados, número que pode subir até 60 milhões.

O arsênio, um tipo de metal, pode causar problemas na pele, doenças cardíacas e câncer. A contaminação da água ocorre a partir de rochas e sedimentos.

— É um número alarmante, que desmontra a necessidade urgente de testar toda os poços de água potável no Vale do Indo — afirmou o autor principal do estudo, Joel Podgorski, do Instituto Federal Suíço de Ciência Aquática e Tecnologia.

O diretor do órgão governamental Conselho de Pesquisa para Recursos Aquáticos, Lubna Bukhari, reconheceu que as autoridades estão ciente do problema, e colocou a culpa da situação na exploração ilegal.

— É uma preocupação real. Por causa da falta de regulação, as pessoas têm explorado brutalmente o solo, aumentando os níves de arsênio — disse.

arsenio
Mulheres coletam água em Islamabad, no Paquistão – B.K. Bangash / AP

Fonte: O Globo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: