NOTÍCIAS

Conheça 4 projetos inovadores de acesso à água

As iniciativas foram selecionadas para participar de um programa de aceleração criado pela água AMA, da Ambev, e pela Yunus Negócios Sociais.

agua

Água potável está longe de ser um recurso trivial. Um relatório da organização internacional WaterAid, divulgado em março, mostrou que 663 milhões de pessoas ainda não têm acesso a ela no mundo. Mas há empreendedores tentando reverter esse quadro — e nem precisa procurar muito longe, parte deles está aqui no Brasil. A água mineral AMA, da Ambev, e a aceleradora Yunus Negócios Sociais selecionaram quatro dessas iniciativas para participar de um programa de aceleração.

Neste mês, esses projetos começam a participar da “Aceleradora AMA – Inovação para Acesso à Água”. São negócios que se dedicam à geração, ao tratamento e à distribuição de água em regiões de pouco acesso. Foram selecionadas iniciativas do Brasil, Estados Unidos e Itália, a partir de 72 inscrições de vários países. Ao final da aceleração, os projetos poderão receber investimento para viabilizar seus negócios. Conheça cada um deles:

sdw

Safe Drinking Water for All

A startup de Salvador (BA) desenvolveu uma tecnologia que usa energia solar e filtro de sisal para tratamento e potabilização de água proveniente de cisternas ou de outros reservatórios de pequeno porte. A empresa é liderada por Anna Luísa Bezerra, formada em Lideranças de Novos Empreendimentos pelo MIT e estudante de Biotecnologia.
tree-planter

Projeto Mudas

Criado pelo técnico em agronomia Kevin Brasil, trata-se de um sistema que combina uma de irrigação de baixo custo e alta eficiência aliada a um sensor de umidade do solo. A ideia surgiu em Iguatu (CE) e foi testada com 15 famílias de produtores que vivem no semiárido.
tenkiv

Tenkiv Nexus for Water Purification

A startup com sede no Vale do Silício criou protótipos para dessalinização de água que usam painéis de energia solar, reduzindo os custos do processo. A empresa já conta com projetos piloto no deserto da Califórnia.
warka

Warka Water

O projeto condensa o ar, transformando a umidade em água potável. Já tem nove protótipos testados em diversas regiões da África e Itália. É comandado pelo italiano Arturo Vitori, arquiteto premiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Fonte: Época Negócios.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: