Notícias

Condições climáticas garantem abastecimento de energia em 2016

Publicado em 08/12/2015 às 09:47:07

Excedente de eletricidade de Itaipu será transferido para o Nordeste, pelo Sistema Interligado Nacional, afastando riscos no abastecimento

As condições hidrológicas e climáticas previstas para 2015, com estimativas de chuvas provocadas pelo fenômeno El Niño nas regiões Sul e Centro-Oeste, devem garantir o atendimento à demanda de energia do Brasil no próximo ano, apontou o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp. Segundo ele, a hidrelétrica de Itaipu e o Sistema Sul devem assegurar o abastecimento de energia no Brasil em 2016.
Itaipu foi o mais importante pivô do fornecimento de energia no Brasil

4

Itaipu foi o mais importante pivô do fornecimento de energia no Brasil

Chipp informou que o excedente de energia de Itaipu será transferido para o Nordeste, pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), e não haverá problema nenhum no abastecimento. Além disso, a produção da hidrelétrica será fundamental para amenizar o estresse hídrico vivido pela bacia do São Francisco, na região Nordeste.

Segundo o ONS, por causa das condições hidrológicas favoráveis, o reservatório de Itaipu está cheio, vertendo água desde o mês passado. “Itaipu foi o mais importante pivô do fornecimento de energia no Brasil e ainda bateu recorde sobre recorde diante da crise causada pela seca. Tanto é que usina, e mais a geração do Sistema Sul, foram quem sustentaram o atendimento do sistema nesses dois anos [2014 e 2015]”, disse Chipp.

Com 20 unidades geradoras e 14.000 megawatts (MW) de potência instalada, a Itaipu Binacional é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Além de Itaipu, o Sistema Sul é composto por hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas, termelétricas e parques eólicos.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *