NOTÍCIAS

CODELCO busca fornecedor para projeto de dessalinização no Chile

O projeto visa abastecer com água do mar dessalinizada as operações na região norte do Chile

 

codelco-0217

 

A CODELCO, a maior produtora de cobre do mundo, emitiu em 24 de janeiro um convite para que empresas e consórcios, locais e do exterior, manifestem o seu interesse em participar de uma licitação pública para fornecer água do mar dessalinizada para suas operações de mineração na região de Antofagasta.

O processo pretende identificar uma empresa ou consórcio capaz de construir, operar, manter e financiar a planta para fornecer água dessalinizada, a preços competitivos e com confiabilidade, através de um contrato do tipo BOOT (build-own-operate-transfer).

O projeto, estimado em USD 1,2 bilhão, terá uma capacidade inicial de 630 l/s (54.000 m3/dia) com potencial de ampliação para 1.680 l/s (145.000 m3/dia). Os trabalhos incluem as obras marítimas, a planta de dessalinização, uma tubulação de transporte de água de aproximadamente 160 km de extensão, o sistema de bombeamento correspondente e a infraestrutura elétrica necessária.

A CODELCO informou que a empresa Asset Chile S.A. será seu assessor financeiro e responsável pela coordenação do processo para encontrar o ator ou consórcio de classe mundial com experiência nesse tipo de projeto. A CODELCO disponibilizou o seguinte e-mail para que os interessados possam obter informações adicionais: cws@assetchile.com.

Fontes: CODELCO e Dessalination Biz, adaptado por Portal Tratamento de Água