NOTÍCIAS

CASAN avança nas obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto da Grande Próspera em Criciúma/SC

Com fundações concluídas, as obras da nova Estação de Tratamento de Esgotos de Criciúma, em implantação na Vila Selinger, avançam.

casan

Atualmente os trabalhos estão concentrados na execução da unidade preliminar de tratamento, do reator UASB (onde o esgoto será depurado por microorganismos) e do filtro biológico (onde o efluente passará por um tratamento complementar antes de retornar ao ambiente).

No canteiro de trabalhos da ETE o índice das obras físicas é próximo a 20%, e no total do projeto (implantação de redes coletoras, elevatórias, emissários e ETE), chega a 70%.

“Mesmo com a discussão em torno da concessão, a CASAN segue as obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário para a Grande Próspera, uma infraestrutura de grande importância para o desenvolvimento da cidade de Criciúma”, ressalta o Diretor de Operação de Expansão da CASAN, Fábio Krieger. “Com essas obras o índice de coleta e tratamento de esgoto em Criciúma será ampliado de 28% para 43%”, complementa.

Moradores beneficiados

Mais de 30 mil moradores dos distritos de Vila Rica, Próspera, Argentina/Brasília, Imigrantes, Ceará, Jardim Maristela, Nossa Senhora da Salete e Morro do Céu serão beneficiados nesta ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Criciúma.

O projeto prevê a instalação de 88 quilômetros de redes coletoras de esgoto, quase cinco mil ligações domiciliares, seis elevatórias de esgotos e a Estação de Tratamento, que terá com capacidade de depurar 55 litros por segundo, em sua primeira etapa.

O investimento total chega a R$ 41,5 milhões, dos quais R$ 27,4 já foram aplicados. O recurso foi obtido pela CASAN junto à CAIXA. “São obras importantes para a cidade e para a qualidade de vida da população”, destaca o engenheiro Fábio Krieger.

Fonte: Casan.