Notícias

Carbon Clean Solutions e Veolia juntam forças para captura de CO2 em larga escala e reúso industrial

Publicado em 29/03/2017 às 13:46:14

A parceria vai conduzir à descarbonização em larga escala de inúmeros processos industriais e reduzir seu efeito estufa com uma abordagem Open Innovation

 

veolia-ccsl-captura-carbono-0317

 

Veolia, a líder global para o gerenciamento otimizado de recursos, anunciou hoje (29/03) a assinatura de um novo acordo de parceria com a Carbon Clean Solutions Limited (CCSL), líder global em tecnologia de baixo custo para captura de carbono, para o lançamento em larga escala da tecnologia de separação de dióxido de carbono (CO2) patenteada pela CCSL.

Combinando a tecnologia revolucionária da CCSL com o comprometimento da Veolia em combater a mudança climática, esse acordo proporciona aos dois parceiros a oportunidade de reduzir o impacto do efeito estufa das atividades industriais.

A CCSL anunciou recentemente o comissionamento bem-sucedido do seu projeto principal em Tamil Nadu, na Índia, aonde uma termelétrica a carvão se tornou o site da primeira instalação industrial a reusar todas as suas emissões de CO2. O projeto garante a captura de 60.000 toneladas de CO2 por ano para então convertê-las em carbonato de sódio, um composto químico comumente utilizado na fabricação de vidro.

Com financiamento privado, o site captura todo o CO2 a um custo de 30 dólares por tonelada, metade do custo das tecnologias existentes.

Open Innovation

“Essa parceria é uma fantástica ilustração da estratégia Open Innovation da Veolia de se associar com as mais promissoras indústrias para estar um passo à frente com soluções e tecnologias”, disse Laurent Auguste, Vice Presidente Executivo de Inovação e Mercados da Veolia.

“Com a CCSL, vamos mitigar as emissões de CO2 e aumentar as perspectivas para a economia circular em torno da captura de carbono e seu uso pela indústria. Isso demonstra o comprometimento da Veolia para co-criar soluções para combater a mudança climática”.

O CEO da CCSL, Aniruddha Sharma, acrescenta: “A parceria com a Veolia vai dar um impulso adicional à nossa missão de ajudar as empresas a baixar sua pegada de carbono de uma maneira custo-efetiva e sustentável. Nossa tecnologia de ponta e a extensa oferta de serviços da Veolia em água, energia e resíduos representa uma aliança ideal”.

Foto: CCSL

Fonte: Veolia – www.veolia.com, adaptado por Portal Tratamento de Água, www.tratamentodeagua.com.br

Acesse para conhecer mais sobre as soluções e serviços da Veolia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *