NOTÍCIAS

Caravana FertBrasil compartilha tecnologias para reduzir dependência brasileira por fertilizantes importados

Caravana FertBrasil

Dando continuidade às ações da Caravana, no dia 11 de outubro, ocorre mais uma etapa no estado de São Paulo

Caravana FertBrasil compartilha tecnologias para reduzir dependência brasileira por fertilizantes importados

Diminuir portanto a dependência externa de mais de 80% dos fertilizantes para em torno de 50% é o objetivo do Plano Nacional de Fertilizantes.

Então alcançando esta meta  o país terá capacidade de abastecer o mercado interno em tempos de crise e também, consequentemente, de manter a estabilidade dos preços e a oferta de insumos aos produtores brasileiros, conforme José Carlos Polidoro, assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O Plano busca tornar o país autônomo em desenvolvimento de tecnologias de nutrição de plantas adequadas ao ambiente de produção tropical, de acordo com ele.

“Hoje, o Brasil importa as tecnologias que são usadas na agropecuária. A caravana FertBrasil está alinhada a essas metas. A essência é levar as tecnologias e os conhecimentos, de forma interativa, discutindo então com os elos da cadeia a melhor maneira de aplicá-los no campo”, destaca Polidoro.

No dia 11 de outubro ocorreu mais uma etapa no estado de São Paulo, com o intuito de dar continuidade às ações da Caravana.

O evento aconteceu em Piracicaba, na Esalq (USP) durante a 66ª Semana “Luiz de Queiroz”.

Para o professor Paulo Pavinato, do Departamento de Ciência do Solo, da Esalq, a organização da Caravana como parte da programação técnico-científica da edição de 2023 da Semana será prestigiada por alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área que buscam melhorar a produção agropecuária com sustentabilidade.

Especialistas da Embrapa

A ideia portanto é tornar mais racional e eficiente o uso de fertilizantes. Para isso, os especialistas da Embrapa abordam vários temas de interesse de técnicos e produtores, como planejamento do melhor uso das terras, práticas para utilização de nutrientes, novos fertilizantes e insumos, tecnologias sustentáveis de manejo e soluções digitais.

Conforme o pesquisador Alberto Bernardi, da Embrapa Pecuária Sudeste, que coordena essa etapa, a eficiência brasileira no uso de insumos é baixa. “Os dados de pesquisa têm mostrado que a agricultura interna, infelizmente, não utiliza bem os nutrientes de uma maneira em geral. A caravana vem para reforçar os conhecimentos aos técnicos, produtores e futuros profissionais da área. Já temos tecnologia disponível para sermos mais eficientes, usando novas fontes, soluções apropriadas às nossas condições tropicais e utilizando sistemas de produção mais sustentáveis. Queremos, com isso, diminuir a dependência externa de nutrientes”, explica Bernardi.

A caravana já percorreu 18 estados brasileiros, sendo realizada em 46 municípios das principais regiões produtoras do país.
Desde 2022, os pesquisadores da Embrapa levam às regiões brasileiras boas práticas, tecnologias e o manejo apropriado dos insumos para aumentar a eficiência no campo.

Serviço

Caravana Fert Brasil no Estado de São Paulo
Dia: 11 de outubro
Horário: 14h às 18 horas
Local: Auditório da Engenharia, na ESALQ/USP, em Piracicaba (SP).
Inscrições: http://embrapa.br/caravana-fertbrasil/piracicaba

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: