NOTÍCIAS

Brasil apresenta primeira turbina a gás movida a etanol para geração elétrica

Brasil apresenta primeira turbina a gás movida a etanol para geração elétrica

Unidade desenvolvida no país tem potência de 1 MW, suficiente para abastecer cerca de 3.600 residências; protótipo será conectado a usina sucroenergética na próxima etapa

O presidente Lula (PT) participou nesta segunda (13/7), no Campus do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP), da apresentação da primeira turbina a gás para geração de energia elétrica movida a etanol desenvolvida no país.

A unidade tem capacidade de gerar 1 MW de potência, o euivalente ao consumo de cerca de 3,6 mil residências.

O projeto é resultado da adaptação da TR5000, plataforma de turbinas a gás da Aero Concepts para aplicações nos setores de energia e defesa, reconfigurada para operar com etanol e destinada à geração de energia em solo.

O protótipo, batizado de UGEE1000BR, foi integrado a um contêiner transportável.

A tecnologia foi desenvolvida pela Aero Concepts em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), a FW Soluções Industriais e a GA Automation.

“O Brasil passa a ser o sexto país do mundo a produzir uma turbina. E não é uma turbina qualquer, mas uma movida a etanol, em um país que é referência em combustíveis renováveis e do qual o mundo tanto precisa”, afirmou Lula.

A inovação é mais um reforço na estratégia brasileira para ampliar o mercado de etanol.

“O Brasil, que foi campeão da biolargada há 50 anos com o etanol. O etanol não só no biocombustível, mas também gerando energia elétrica, abrindo uma nova matriz energética”, comentou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) durante a apresentação.

De acordo com o governo, a turbina amplia as possibilidades de aplicação de tecnologias estratégicas em diferentes áreas.

Integrada em um contêiner de 20 pés (pouco mais de seis metros), ela foi concebida para proporcionar rápido transporte, instalação e operação em localidades remotas, em cenários de calamidade ou sempre que se fizer necessária uma fonte confiável de energia, conta o comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno.

O funcionamento da turbina lembra o de um motor de avião, mas, em vez de empuxo, a queima do etanol gera gases quentes que acionam uma turbina de potência acoplada a um redutor e a um gerador elétrico, ambos de fabricação nacional.

Todo o sistema foi integrado em dois contêineres — um com componentes mecânicos e outro com sistemas elétricos — para facilitar transporte e instalação em diferentes localidades. A próxima etapa prevê a conexão da unidade a uma usina sucroenergética.

Fonte: eixos


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Água de reuso com maior valor: onde a Eletrodiálise Reversa gera os melhores resultados para a indústria | Webinar Engeper

Neste webinar, serão apresentados os principais cenários em que a EDR agrega valor, especialmente em sistemas de torres de resfriamento e caldeiras, onde a redução da condutividade permite aumentar os ciclos de concentração, diminuir purgas, reduzir o consumo de água e de produtos químicos, além de minimizar incrustações e prolongar a vida útil dos equipamentos.

Continuar lendo »

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Papel e Celulose

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS