NOTÍCIAS

BNDES lança programa para compra de créditos de carbono

Programa de Créditos de Carbono

Objetivo é estimular projetos geradores destes créditos que podem se candidatar a partir de diversas iniciativas

BNDES lança programa de compra de créditos de carbono

O BNDES lançou o programa BNDES Créditos de Carbono com o objetivo de estimular projetos geradores destes créditos.  A iniciativa prevê a aplicação de recursos para comercialização de instrumentos de compensação de carbono no mercado voluntário por intermédio de projetos que gerem redução de emissão e/ou captura do gás e a escolha se dará por meio de chamadas públicas.

A ideia é a de promover chamadas públicas regulares para promover previsibilidade necessária para que as empresas se organizem e estruturem projetos, aponta o banco. O BNDES ressalta ainda que a precificação do carbono é um estímulo à adoção de processos produtivos mais eficientes e menos poluentes. Além disso, trata-se de alternativa importante para redução, captura e compensação das emissões destes gases causadores do efeito estufa.

Além disso, os créditos de carbono podem ser gerados a partir de várias atividades. Como exemplos, podem ser citadas a eficiência energética, substituição de combustíveis, gestão de resíduos, processos aplicados à fabricação industrial, transportes, redução do desmatamento, plantio de árvores que renovam e armazenam o gás carbônico na atmosfera, entre outras.

Fonte: Canal Energia


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PREFEITURA DE MARICÁ LANÇA MUMBUCA VERDE MOEDA VIRUTAL ECOLÓGICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ANA ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE NORMA DE REFERÊNCIA PARA INDENIZAÇÕES DE INVESTIMENTOS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »