Notícias

B&F Dias recebe prêmio Destaque AESABESP – FENASAN 2011

Publicado em 01/11/2011 às 15:23:49
Categoria(s): Outros,
Tags: B&F Dias, Fenasan,

No dia 03 de agosto, a B&F Dias recebeu o troféu de Destaque AESabesp – Fenasan, na cerimônia de encerramento da Feira Fenasan, pelas ações sustentáveis adotadas durante o ano dentro da empresa.

Em 2010, a B&F Dias foi premiada como Destaque Sustentabilidade, pelas ações desenvolvidas para o evento, sendo a primeira empresa a receber esta premiação. E informa que este prêmio foi à porta de entrada para a empresa demonstrar seu comprometimento com o meio ambiente, não só para o evento como dentro da própria companhia.

Para o evento deste ano a empresa desenvolveu novas atividades para contribuir ainda mais com o projeto da Fenasan para a redução e neutralização de carbono gerado durante a feira e, demonstrou todas as ações sustentáveis praticadas dentro da companhia o que a consagrou como vencedora do prêmio de Destaque da feira.

Vejam abaixo as ações desenvolvidas pela B&F Dias para o evento:

O buffet servido no estande, como em 2010, foi com alimentos orgânicos. A empresa preferiu os alimentos embalados com papel, por causar menor impacto ao meio ambiente do que os embalados com plástico e isopor. As bebidas utilizadas foram em tamanho família e em vidro para evitar a geração de resíduos. Estes resíduos gerados no estande foram depositados numa lixeira seletiva e ao final do evento depositado nos locais apropriados e indicados pelos organizadores.

O estande da empresa dispôs de 30 m2 e foi desenvolvido com uma arquitetura promocional e comunicação atraente e confortável. Destaque para a utilização de produtos ecologicamente corretos, como madeira OSB reciclada. Este tipo de madeira utiliza resíduos de madeiras provenientes de madeireiras e marcenarias, por isso pode ser considerada ecológica, pois garante a preservação de florestas e redução do desmatamento.

As peças com pintura foram pintadas com tinta a base de água, que é ecologicamente correta, pois possui em sua composição 98% água e 2% compostos orgânicos. Os compostos orgânicos prejudicam o meio ambiente e a saúde das pessoas.

Para a decoração foram utilizados pufs de sarrafo e banners reaproveitáveis. Também utilizaram lâmpadas a vapor de sódio, que consomem menos energia elétrica e aparelhos elétricos com selo Procel, que são mais eficientes. Os equipamentos foram alocados permitindo a livre circulação das pessoas.

Os colaboradores da B&F Dias utilizaram, durante o atendimento no estande, camisas confeccionadas com malha ecológica, produzida a partir de PET reciclado. Para cada camisa são utilizadas 2 garrafas PET e sua composição é 50% de fibra de poliéster reciclado e 50% de fibra de algodão.

Os ecopos foram distribuídos como brinde aos clientes e visitantes, sendo uma forma de repassar as ações adotadas dentro do estande para a utilização no dia a dia.

A empresa treinou sua equipe especialmente para o evento para sanar as dúvidas dos visitantes e os equipamentos expostos foram todos identificados.

Foi realizado o plantio de árvores com os colaboradores da empresa, para a compensação do CO2 gerados através da utilização da energia elétrica do estande e do transporte dos funcionários até o evento. De acordo com o cálculo realizado através do site Key Associados (www.keyassociados.com.br), a empresa plantou 12 árvores de Ipê que equivalem as 2,9 ton. CO2e.
Este ano a empresa conseguiu esquematizar melhor o sistema de caronas, o que contribuiu com a redução de CO2 gerados com os automóveis para locomoção até a feira e todos os funcionários, sem exceção, participaram do programa.

A empresa continuou a utilizar os copos fabricados de papel feito com madeira de reflorestamento (Ecopo) que são impermeabilizados internamente com polietileno degradável. Caso o destino do copo seja o aterro sanitário, o plástico do revestimento se degrada em até 18 meses sem prejudicar o meio ambiente. Esta tecnologia é segura para contato com alimento e reconhecida pela FDA e Anvisa. O uso desse tipo de copo é ainda mais indicado que os de plástico reciclado principalmente em razão do menor volume de resíduos gerados.

Como alternativa para minimização da distribuição de materiais impressos, a B&F Dias adotou modelos de catálogos resumidos e distribuiu uma versão digital mais completa.
Durante a FENASAN, todas as anotações foram feitas em blocos de papéis reciclados.

Para manter a higiene no estande, a empresa utilizou vassouras plásticas de pet recicladas. Para a fabricação de cada vassoura são necessárias aproximadamente 7 garrafas plásticas pets e 5.000 copos descartáveis.

A empresa também adotou um produto de limpeza multiuso notificado pela Anvisa e Ministério da Saúde, e Certificado pelo IBD e Rainforest Alliance, Este produto é completamente solúvel em água, feito com matéria prima 100% Natural. Oferece capacidade de adaptação da diluição de acordo com as necessidades e elimina a utilização de diversos produtos, reduzindo por sua vez o número de resíduos de embalagens, é 100% biodegrável, em 14 dias não se encontra nenhum resíduo do produto no meio ambiente, não contamina a água danificando a capacidade de oxigenação do meio líquido nem beneficiando a proliferação de algas, pois não contém fosfatos nem petroquímicos.

Através destas medidas a empresa contribuiu com o projeto da Feira para conscientizar as pessoas que passaram por seu estande, fazendo sua parte no que tange a responsabilidade sustentável.

Fora do evento a B&F Dias também contribuiu com o meio ambiente. Ao longo dos anos a empresa vem adotando práticas que contribuem para um ambiente mais sustentável. Há alguns anos, por exemplo, a empresa começou a realizar o gerenciamento de resíduos, realizando a separação dos objetos que podem ser reciclados e doando a uma cooperativa municipal.

No ano passado, todos os monitores da empresa foram trocados para o menor consumo de energia e realizaram adequações no sistema de iluminação dentro da empresa para utilização de luz natural.

Neste ano, seus colaboradores foram presenteados com caneca térmica para utilização no dia a dia dentro da companhia. Junto com a caneca cada colaborador recebeu uma cartilha para explicação e conscientização dos benefícios de utilizá-la. Esta prática irá reduzir em 80% o consumo de copos descartáveis no ano. Também substituíram os bebedouros de água mineral por filtros ligados diretamente a rede de água, o que contribuiu para a redução de CO2 emitido pelo transporte dos galões de água até a empresa.

Outra ação que foi implantada este ano na empresa, foi o processo de “Arquivamento Digital”. Os documentos necessários a partir da área comercial até o processo de produção são confeccionados e arquivados eletronicamente na rede da empresa, o que reduziu o número de impressões e o volume de arquivo físico. O conceito imprima somente o necessário foi adotado por todos os departamentos. Estima-se com esta ação a redução de 60% do consumo de papel sulfite ao ano.

De acordo com o departamento de marketing da empresa: “Foi com grande satisfação que recebemos o prêmio de Destaque deste ano, a B&F Dias apóia projetos que são a favor do meio ambiente e tal reconhecimento veio para consagrar nossa participação no evento e todo o desempenho da equipe em prol do projeto”.

B&F Dias líder absoluta em sistemas de aeração por ar difuso. www.bfdias.com.br

Fonte: Departamento de Marketing B&F Dias


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *